Respostas do “Pergunte ao Dr. Rondó” – 20/01/13

Luciana Alexandre Gumiero: Dr. Rondó, gostaria que o senhor comentasse sobre qual a alimentação ideal pra quem teve câncer de intestino e se tem algum alimento, como a carne, por exemplo, que deva ser retirado totalmente dos hábitos alimentares. Grata. Vou acompanhar suas publicações.

Dr. Rondó: A alimentação ideal para cada indivíduo depende do tipo metabólico. O consumo de carne só não é adequado quando se consome na forma esturricada ou na forma de embutidos. Dê preferência à carne de gado criado em pasto em relação aos produtos de confinamento, pois se trata de um produto mais saudável.

 

Simone Carvalho: Doutor, comprei o óleo de coco (500 ml) essa semana para ajudar o intestino e a tireóide, mas não quero emagrecer. A atendente da loja não recomendou que usasse como pasta, ela disse que sempre que endurecer eu devo esquentá-lo no micro-ondas. Isso é verdade? Posso mesmo esquentá-lo ou não tem problema usar como pasta desde que seja meia colher? Criança de oito anos com hipotireoidismo pode fazer uso do óleo de coco?

Dr. Rondó: Você não precisa aquecê-lo. Pode usar o óleo de coco em pasta como comentou. O uso de micro-ondas destrói elementos vitais do produto. Essas orientações são sem sentido! Com relação à criança, ela pode usar o óleo de coco, mas não sei se vai tolerar o gosto. Aconselho usar nos alimentos e no preparo dos mesmos ao invés de usar óleos vegetais baratos e que inibem a tireoide e comprometem a sensibilidade à insulina.

 

Simone Carvalho: O colágeno em pó é eficaz? Que quantidade seria suficiente?

Dr. Rondó: O colágeno em pó tem pouca absorção, menos de 10%, o que o torna ineficaz. Para ter uma boa assimilação você deve usar o Pró-colageno, cuja absorção é de 90%.

 

Marcelle De Freitas Sommer: Olá gostaria de saber se o óleo de coco também pode ser usado em cápsulas e qual a dosagem diária. Obrigada!

Dr. Rondó: O óleo de coco pode ser usado e forma de cápsulas, sim. A dosagem usual é de duas cápsulas duas vezes ao dia. No emagrecimento, pode usar bem mais, mas isso depende de cada caso.

 

Marcia Kamia: Dieta alimentar mais exercícios: em quanto tempo a pressão alta “deve” diminuir? Há outra alternativa que possa ser associada?

Dr. Rondó: Cada caso tem sua resposta única! Pode ocorrer a melhora em dias, semanas ou meses. Vários fatores precisam ser avaliados, pois cada um interfere de uma maneira na pressão alta. Aconselho que você pesquise em meu site www.drrondo.com sobre tipo metabólico, ácido úrico, obesidade, hipertensão arterial.

 

Juliana Poggetto: Que anticoncepcional devo tomar enquanto estiver amamentando a não ser aquele de três em três meses? Obrigada.

Dr. Rondó: Nesse caso converse com o seu médico! Ele conhece bem o seu histórico e saberá indicar o melhor para você.

 

Denir Patrocinio: Fiz exames de sangue (não é recente) e eu apresentei altas taxas de ferro. A endocrinologista com quem eu me consultava disse que isso não era problema e que eu deveria beber muita água para diminuir a taxa. Lendo seu artigo vi que não é assim que funciona. O que devo fazer? Eu sou hipertensa.

Dr. Rondó: Você deve doar sangue. Beber água não resolve o problema.

 

Paty Schmid: Faço teste de sangue a cada três meses para saber como vai minha tireoide. Há poucos meses tive que tomar sete comprimidos por dia, pois ela estava “quase” parando. Na última semana realizei novamente e tive que parar de tomar os comprimidos, pois agora ela produz muito hormônio! Isso é comum para quem tem problema com a tireoide? Esse sobe e desce? Hiper ou Hipo? Ou os dois? Obrigada!

Dr. Rondó: Esse ajuste deve ser monitorado pelo seu médico, através de exames de sangue. Essas alterações acontecem porque ainda não foi encontrada a dosagem ideal para o seu caso.

 

Scroccaro Mari: Tenho muitas varizes, refluxo, muita dor nas pernas e muitas varicoses. O médico falou que devo fazer cirurgia, mas tenho medo que depois volte tudo. Se não fizer a cirurgia vou ter problemas mais sérios? Obrigada Mari.

Dr. Rondó: A indicação cirúrgica é definida pelas suas condições e o médico que a examinou deve saber o porquê de estar te sugerindo isso.

 

Paulo Franklin: Como se livrar da insônia?

Dr. Rondó: Leia sobre insônia no meu site www.drrondo.com e descubra como ter um sono melhor.

 

Thereza Menegaci: Doutor, quebrei o fêmur em um acidente e já estou na quarta cirurgia. Estou nesse sofrimento há dois anos. O que acontece é que o meu osso não calcifica, ele cria o bendito calo. O que eu devo fazer neste caso? Estou desesperada.

Dr. Rondó: Converse com o seu médico para outras estratégias de suporte no seu caso. Ele é quem pode melhor te ajudar nesse momento.

 

Alyehs Brito: Problema de tireoide causa aceleramento no coração?

Dr. Rondó: O hipertireoidismo pode causar a taquicardia, sim!

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >