Homens, tomem muito cuidado! A vaidade excessiva pode estar colocando a saúde sexual de vocês em risco. É muito importante que vocês saibam que o uso de uma medicação comum para a queda de cabelos (Finasterida) pode causar efeitos colaterais indesejáveis.
Esse tipo de medicação age reduzindo o DHT, o mais potente hormônio masculino e que está relacionado à perda de cabelo através do bloqueio da enzima 5 alfa redutase. Mas, apesar das imagens de resultados expressivos mostrando que a calvície dos homens praticamente desaparece com o uso da Finasterida, ele traz consigo um perturbador efeito colateral: a impotência sexual.
Infelizmente, essa informação não vem especificada no rótulo dos produtos, sendo assim muitos homens não associam o tratamento a algum tipo de desconforto. O laboratório que produz o medicamento até menciona em seu site que o uso da substância pode causar a dificuldade de manter a ereção, mas afirma também que o problema regride quando não há mais o uso da mesma. Entretanto, médicos especialistas na área asseguram que as coisas não são bem assim.
Os médicos afirmam que a completa impotência não é incomum mesmo entre homens que pararam com a medicação. Essa condição é tão verdade que existe um portal, o propeciahelp.com, formado por homens com problemas sexuais que persistiram mesmo após pararem com a medicação. Esse site já conta com mais de mil membros, muitos acreditando que sofrem da síndrome Pós-Finasterida. Há ainda homens que apresentam o hipogonadismo secundário, fato que ocorre quando as glândulas sexuais produzem pouco ou nenhum hormônio.
Sobre os fatores que causam a calvície em homens muito se diz que ela é uma condição genética e que não há muito que possa ser feito para alterar esse fato. Mas, apesar da ciência sobre este fator, existe também uma predisposição causada pelo ambiental.
Algumas evidências demonstram que a calvície precoce no homem pode ser um marcador clínico de resistência à insulina, uma condição onde a pessoa perde a sensibilidade à substância resultando em excesso de açúcar no sangue. Como já comentamos várias vezes, a resistência à insulina é a causa de muitas doenças crônicas e manter adequado o nível de insulina é o primeiro fator de boa saúde!
Por tanto, para que você possa se prevenir contra a calvície sem a necessidade de fazer o uso de medicamentos como a Finasterida e ainda manter o seu nível de insulina em dia, anote essas dicas:
· Pratique exercícios regularmente;
· Evite frutose/açúcar e grãos (incluindo os integrais), pois eles são convertidos em açúcar rapidamente no seu corpo elevam à resistência à insulina;
· Procure descobrir o seu tipo metabólico e comece a consumir alimentos que são mais adequados a ele, assim você estará provendo melhor nutrição para o seu corpo e do seu cabelo.
Manter a beleza não significa danificar sua saúde. Fique de olho e boa saúde, inclusive a sexual!
-Lancet Sep 30, 2000;356:1165 – 1166