Sabemos que a melhor fonte de carboidratos que dispomos são as frutas, mas entre elas a melancia é uma das melhores opções.
No verão em especial, pela alta concentração de água, com cerca de 91% do seu peso, é uma boa fonte de hidratação e nutrição.
Porém seus benefícios não param por aí.
De acordo com publicação recente no Journal JBRA Assisted Reproductions, o perfil nutricional da melancia, veja o seu potencial nutricional:
“A melancia é uma fonte robusta de vitaminas, minerais e outras substâncias importantes que podem contribuir para suas aplicações farmacológicas. As vitaminas fornecidas pelo consumo de melancia incluem tiamina, riboflavina, niacina e folato.
Além disso, eletrólitos vitais, incluindo potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro, também são encontrados na melancia… Carotenoides encontrados em melancias, como licopeno e β-caroteno, são responsáveis pelos tons vermelho e laranja da melancia, respectivamente. Cucurbitacina, triterpenos, esteróis e alcaloides são produtos químicos bioativos encontrados na melancia.”
Além disso, por conter um alto potencial antioxidante, gerando valiosos efeitos terapêuticos para a saúde, tem efeito antimicrobiano, anti-helmíntico, anti- diabético, anti-inflamatório e ação anti-hipertensiva.
Benefícios para condições de saúde
– Reduz risco cardiovascular: pela presença de L-Citrulina e L-Arginina, precursores de óxido nítrico, que geram vaso dilatação por relaxamento dos vasos induzindo com isso, redução dos níveis de pressão arterial.
– Ajuda a perder peso: promove significante redução de peso, porcentagem de gordura e HbA1c que reflete o nível médio de açúcar nos últimos 3 meses.
– Promove saciedade: pode ser usado por crianças ou adultos no lugar de lanches, pois promove redução do desejo por outros alimentos com açúcar adicionado.
– Melhora o aporte nutricional: de acordo com estudo publicado na Nutrients, em 2022
“Crianças e adultos consumidores de melancia tiveram uma ingestão mais de 5% maior de fibras alimentares, magnésio, potássio e vitamina A, bem como uma ingestão mais de 5% menor de açúcares adicionados e ácidos graxos saturados totais, bem como uma ingestão maior de licopeno e outros carotenoides. Este estudo sugere que a melancia pode aumentar a ingestão de nutrientes, bem como a qualidade da dieta em crianças e adultos americanos.”
– Melhora fertilidade masculina: isso é o que indica um artigo publicado na JBRA Assisted Reproduction, que revisou diversos estudos e mostra como a melancia pode melhorar a fertilidade.
– Aumenta a atividade antioxidante protegendo as células, especialmente do processo oxidativo.
– Melhora a qualidade do sêmen, tanto em aglutinação, morfologia, motilidade e viabilidade.
– Eleva os níveis hormonais, aumentando a testosterona e gonadotrofina,
– Aumenta a frequência da atividade sexual, prolonga o tempo até a ejaculação e reduz o período de recuperação para outra relação.
– Protege o fígado contra Cirrose hepática não alcoólica, evitando inflamação, fibrose e depósito de gordura, graças à L-Citrulina.
– Melhora pele, músculos e ossos. Por ser rica em vitaminas A, C, licopeno, magnésio, potássio, L-Citrulina e L-Arginina.
—
Referências bibliográficas:
– Economic Research Service. August 3, 2023
– Nutrients. 2022 Nov; 14(22): 4883
– JBRA Assist Reprod. 2023 Oct-Dec; 27(4): 702–708
– Curr Atheroscler Rep. 2021;23(81)
– Nutrients. 2023, 15(4), 810
– Diabetes Res Clin Pract. 2023 Aug:202:110801
– Pediatr Obes. 2023 Aug;18(8):e13038
– Heliyon. 2023 Apr; 9(4): e15347
– Food Sci Nutr. 2021 Sep; 9(9): 4893–4904
– Biometals. 2021; 34(4): 715–736
– Antioxidants 2022, 11(6), 1150