Quando o Havaí levantou a hipótese de banir protetores solares com determinados produtos em sua composição, muitos achavam que era exagero. Mas a lei foi adiante, e foi isso que de fato aconteceu…
Todos sabem que o estado é um dos destinos preferidos para férias dos norte-americanos – e, por que não dizer, do mundo… Quem nunca ouviu falar de suas belas praias, do sol e, é claro, dos famosos recifes de coral?
Mas toda essa gente aproveitando o mar trazia uma surpresa desagradável: os produtos químicos usados nos protetores solares dos banhistas. Estou falando mais especificamente de:
- Oxibenzona – acredita-se que cause alteração hormonal e lesão celular que pode provocar câncer. Essa alteração hormonal age como se fosse estrógeno no seu corpo, alterando a produção de espermatozoides em animais e endometriose nas mulheres. Apresenta altas taxas de reação alérgica na pele.
- Octinoxate – éster formado a partir do ácido metoxicinâmico e 2-etilhexanol, também encontrado nos filtros solares. Estudos o ligam a danos ao DNA.
Pois é… Além de causar todos esses danos a você, eles podem prejudicar a vida marinha. Ainda se tinha dúvidas se eles de fato chegavam aos corais, mas isso acaba de ser confirmado.
Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA, analisaram os corais e descobriram pelo menos 8 químicos presentes em protetores solares. E mais: a concentração era maior em locais de forte visitação turística, como a famosa praia de Waikiki.
A quantidade encontrada não foi tão significativa, mas mesmo assim houve a comprovação de que os filtros solares usados pelos banhistas realmente vão parar nos recifes. O resultado é o aumento do risco de morte dessas estruturas e um desequilíbrio ecológico marinho.
Iniciativa com benefícios
A boa notícia é que leis assim acabam por mudar um pouco o comportamento das pessoas. Embora a lei no Havaí comece a vigorar somente em 2021, o fato de saber que esses filtros solares podem acabar com a beleza natural do local traz mudanças.
Sites de viagens já tem indicado para os turistas o uso de protetores solares sem oxibenzona e octinoxate. E, é claro, os fabricantes também buscam alternativas mais seguras para seus produtos.
Então, mesmo que você não vá passar suas férias nas ilhas havaianas, confira os rótulos e evite esses protetores. Os danos que podem lhe causar não compensam.
As escolhas seguras são loções ou cremes com óxido de zinco, pois é estável ao sol e fornece a melhor proteção contra raios UVA. E, é claro, lembre-se de sempre tomar sol por um tempo sem protetor, com consciência.
Assim você produzirá naturalmente a vitamina D, importantíssima para uma vida Supersaudável.
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/spf-protetor-solar/
- Science of the Total Environment. 593-594: 18–26.
- New study measures UV-filters in seawater and corals from Hawaii. Eurekalert. 1 abr. 2019.
- Hawaii bans sunscreens that harm coral reefs. CNN. 3 jul. 2018.
- Your Reef Safe Sunscreen Guide – 15 Sunscreens That Are Reef Safe. Hawaii.com.
- Hawaii becomes first state to ban sale of sunscreens with coral-harming chemicals. Star Advertiser. 3 jul. 2018.