As pessoas vêm buscando cada vez mais alternativas para proteger o cérebro contra o declínio cognitivo, como por exemplo fazer palavras cruzadas e exercícios regularmente.
Mas, existe uma outra forma muito simples e efetiva de prevenir esse declínio e que pouca gente conhece. E essa alternativa foi apresentada em uma pesquisa publicada no Alzheimer’s & Dementia: The Journal of the Alzheimer’s Association.
Os cientistas da Wake Forest University e do Brigham and Women’s Hospital se debruçaram na hipótese de que multivitamínicos podem melhorar as habilidades de pensamento em indivíduos mais velhos e ajudar a prevenir o declínio cognitivo.
Então, eles se dedicaram a descobrir se a ingestão diária de um suplemento de extrato de cacau ou um multivitamínico afetaria os fatores de risco relacionados a doenças cardíacas, derrame, câncer entre outros problemas.
Para isso, os cientistas monitoraram os efeitos da ingestão de um placebo diário comparando-os aos efeitos de um suplemento de extrato de cacau e de um multivitamínico, em 2.200 participantes, com idade acima de 65 anos. Além disso, os participantes foram acompanhados durante três anos e passaram por testes de memória e cognição anualmente.
Os pesquisadores relataram que tomar um multivitamínico diário resultou em uma melhora cognitiva importante. Dentro do período de três anos de análise, o retardo do declínio cognitivo alcançou a casa dos 60%.
Não é de hoje que os multivitamínicos vêm sendo recomendados, inclusive pela própria Associação Médica Americana (AMA). Com base em 38 anos de evidências científicas, a AMA vem encorajando os adultos a usarem suplementos diários de multivitamínicos.
Quais as vantagens dos multivitamínicos?
Além da melhora cognitiva, já ficou comprovado também que os multivitamínicos diários atuam como uma medida preventiva contra inúmeras doenças. Isso porque a deficiência de vitaminas está relacionada com o câncer de mama, de próstata, doenças cardiovasculares, baixa imunidade e osteoporose.
Outro fator relevante é que a alimentação moderna não consegue suprir todas as nossas necessidades, aumentando a necessidade de um multivitamínico na nossa rotina.
Mas tenha muita atenção na hora da compra! Siga sempre uma recomendação médica. Você precisa saber exatamente quais são as suas carências de vitamina para garantir o equilíbrio necessário entre os nutrientes e que eles tenham uma excelente performance.
Outro conselho é: jamais se deixe seduzir por preços acessíveis. Aqui o ditado “o barato sai caro” faz total sentido. Você vai acabar levando um produto de qualidade inferior ou com substâncias que não podem ser indicadas, tais como ferro e vitamina A que, em excesso, são extremamente tóxicas.
Se o produto for importado, deve respeitar as normas conhecidas como (GMPs), Good Manufacturing Pratices para produtos farmacêuticos, garantia de que você está adquirindo um produto puro.
Então, se você já faz uso do multivitamínico diário com o suporte do seu médico, parabéns! E se você ainda não o faz, tenho uma pergunta para te fazer: está esperando o quê? Você não faz ideia dos benefícios que você está deixando de trazer para a sua saúde.
Referências Bibliográficas
– Multivitamínicos: compre bem: https://drrondo.com/multivitaminicos-compre-bem/
– Você toma um multivitamínico diário? Cientistas dizem que pode ser o segredo para prevenir o declínio mental à medida que você envelhece: https://www.marthastewart.com/8313729/taking-daily-multivitamin-improves-cognitive-function-2022