Já falei várias vezes aqui dos benefícios do chá verde. Ele está cheio de antioxidantes que fazem bem para diversos aspectos da sua saúde, e que vou contar para você ao longo desse texto. Mas agora, tenho uma curiosidade para contar…
Você sabia que os chás verde, preto e branco são feitos da mesma planta? É isso mesmo! Todos eles vêm da Camellia sinensis , conhecida também como chá-da-índia.
No Brasil e em Portugal, chá virou sinônimo de outras infusões, como camomila, hortelã e erva cidreira… Mas em outras partes do mundo, principalmente no oriente, só são considerados chás os que são feitos com essa planta, ou seja, o branco, verde e o preto.
Veja agora de onde vem essa diferença e quais os benefícios de cada um:
Chá branco
É feito com os brotos e folhas mais novos da planta, antes de sua fase de floração. Como esses brotos têm uma coloração mais suave, quase prateada, o chá se torna mais claro e recebeu este nome. Outra característica importante é que ele não passa por processos de fermentação, e por isso é menos processado e tem menos cafeína que os outros.
Possui alta concentração de polifenois, e embora ainda sejam necessários mais estudos, pesquisas preliminares apontam que pode ser um aliado na luta contra células cancerosas. Também atua na manutenção da integridade celular, acelera o metabolismo, combate o mau colesterol, diminui os riscos de problemas cardíacos e retarda o envelhecimento.
Chá preto
Dos 3, é o que passa por maior tempo de fermentação e utiliza folhas mais velhas da Camellia sinensis. O resultado é um alto teor de cafeína, que faz do chá preto um forte estimulante e diurético.
É importante destacar que, também em razão dos processos pelos quais passa, ele tem menos antioxidantes que os outros.
Chá verde
É o intermediário entre os chás branco e preto. Feito com folhas nem muito novas nem muito velhas, passa por pouca fermentação, o que lhe garante bons níveis de cafeína e a manutenção de todos aqueles antioxidantes incríveis.
A lista de seus benefícios para a saúde é enorme. Ele reduz risco de câncer, diminui colesterol, triglicérides e pressão arterial e previne diabetes tipo 2. Por conter tanino, controla o mau colesterol (LDL), protegendo as artérias. Também por esse motivo, ele reduz o risco de derrame em até 20%, além de proteger contra o Alzheimer. Falei especialmente sobre este chá neste outro post.
Agora você já sabe as diferenças e o que cada um tem a te oferecer. Colocá-los na sua rotina, principalmente o chá branco e o chá verde, é uma excelente ideia. Então, que tal uma xícara de chá?
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/os-poderes-do-cha-branco/
- https://drrondo.com/sem-preconceito-de-cor/
- https://drrondo.com/cha-verde-xicara-de-saude/
- Atherosclerosis. 2000 Jan;148(1):67-73.
- Eur Heart J. 2007 Jan;28(2):219-23.
- Eur J of Cardiovascular Prevention & Rehabilitation, June 2008, 15(3):300-305
- J Med Food. 2011 Apr;14(4):334-43.
- Biochem Pharmacol. 2011 Dec 15;82(12):1807-21
- Nutrition Action August 5, 2015