Muitas vezes estamos em busca de algo que nos ajude nos processos anti-inflamatórios do nosso organismo e nem imaginamos que algo que está ali, bem ao nosso alcance nos supermercados, farmácias ou lojas de produtos naturais, seja um santo remédio.
Esse é o caso do óleo de prímula! Você já ouviu falar dele?
Ele é extraído das sementes das plantas de Oenothera biennis L (popularmente conhecidas como canárias, erva-dos-burros, onagra ou zécora). Seu poder medicinal é reconhecido graças à sua riqueza em termos de ácidos graxos essenciais.
O óleo de prímula é visto como um importante suplemento de gorduras boas que não são produzidas pelo nosso organismo. Ele é fonte de ômega 6, possuindo em sua composição os ácidos linoleico, gama linoleico, ácido palmítico e ácido oleico.
Além de se tratar de um produto natural, outra vantagem desse óleo é que ele não parece ter nenhum dos efeitos colaterais dos medicamentos anti-inflamatórios que costumam afetar o revestimento do estômago e o sistema cardiovascular.
Por essa razão, o óleo de prímula vem sendo indicado para diversos casos, tais como os de sintomas da tensão pré-menstrual, tratamento de artrite reumatoide e eczema atópico. Ele também é recomendado para apoiar a saúde da pele, dos cabelos e unhas.
Mas fica aqui um alerta!
Por se tratar de um óleo rico em ômega-6 é preciso que você tenha moderação ao fazer o uso do mesmo. Quando usado em quantidade excessiva, o ácido linoleico ômega-6 pode agir como um verdadeiro veneno metabólico. Dosagens acima de 10 g por dia possivelmente causarão problemas a longo prazo, e a média de consumo diário hoje chega a 80 g/dia!
Consequências do seu consumo do LA em excesso
- disfunção mitocondrial e sua capacidade de produzir energia celular;
- aumento de oxidação, gerando componentes desfavoráveis ao organismo;
- danos significativos a nível celular, causadores de muitas doenças metabólicas crônicas e degenerativas.
- efeito altamente pró-inflamatório que estimula a oxidação no corpo.
- maior propensão de queimaduras solares e câncer de pele, pois o LA é incorporado às membranas celulares.
E se eu posso te dar mais um conselho é: use o óleo com moderação e tenha paciência, pois os resultados podem levar de seis a outo semanas para aparecer. E, ao comprar o óleo de prímula, escolha sempre aquele que é prensado a frio e extraído sem o uso de solventes.
Referências Bibliográficas
– Óleos de Sementes os Principais Agressores da sua Dieta: https://drrondo.com/oleos-de-sementes-os-principais-agressores-da-sua-dieta/
– Looking For An Anti-Inflammatory Oil?: https://www.drweil.com/blog/health-tips/looking-for-an-anti-inflammatory-oil/