Poucas horas de sono podem te causar sérios problemas de saúde

Se você é do time que pensa que dormir é perda de tempo eu sinto em te dizer que você está, na verdade, jogando contra a sua própria saúde.

Pelo menos foi o que mostrou um estudo recente, publicado na PLOS Medicine, que diz que dormir menos de cinco horas no meio da vida pode estar associado a um risco aumentado de desenvolver pelo menos duas doenças crônicas.

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores da UCL avaliaram o impacto da duração do sono na saúde de mais de 7 mil pessoas com idades entre 50, 60 e 70 anos.

 

A importância do sono

Antes de passarmos ao detalhamento do estudo, preciso te lembrar que o sono é uma parte importante da estratégia de saúde e, sem ele, nenhum alimento ou exercício pode aliviar os efeitos negativos causados pelo hábito de dormir pouco.

Entre as doenças correlacionadas ao pouco sono estão a perda de memória recente, problemas comportamentais, ganho de peso e diabetes.

Por isso, dormir uma noite de sono tranquila e por pelo menos sete ou oito horas é fundamental para a sua saúde. E isso não pode ser ignorado!

 

Voltando ao estudo

Para avaliar o impacto da duração do sono na saúde, os pesquisadores relacionaram o tempo que cada participante dormiu, a taxa de mortalidade entre eles e se eles foram diagnosticados com duas ou mais doenças crônicas em um período de 25 anos.

Com isso eles observaram que:

– Pessoas que relataram dormir menos de cinco horas aos 50 anos tiveram 20% mais chances de serem diagnosticadas com uma doença crônica e 40% mais chances de serem diagnosticadas com duas ou mais doenças.

– No caso de pessoas aos 50, 60 e 70 anos, dormir por cinco horas ou menos, foi associado a um risco aumentado entre 30% e 40% para multimorbidade, quando comparado com pessoas que dormiram por até sete horas.

– A duração do sono de cinco horas ou menos aos 50 anos também foi associada a um aumento de 25% no risco de mortalidade ao longo de 25 anos de acompanhamento.

 

Redução do sono X Aumento do envelhecimento

Um estudo importante da American Academy of Sleep Medicine descobriu que apenas uma noite de sono ruim é suficiente para fazer adultos mais velhos envelhecerem mais rapidamente.

A pesquisa foi feita com 29 adultos com idades entre 61 e 86 anos por um período de quatro noites. Foram analisados os padrões de sono e feita uma avaliação sanguínea todas as manhãs para determinar quais mudanças ocorriam no nível celular.

Os resultados mostraram que uma noite de sono ruim foi o suficiente para causar danos no DNA, evidenciando um envelhecimento biológico mais rápido.

E isso acontece pois há uma interferência nos telômeros, que são pequenas tampas nas extremidades de cada um dos nossos cromossomos que controlam a rapidez com que envelhecemos.

Em cada divisão celular, esses telômeros ficam um pouco mais curtos reduzindo nossa expectativa de vida e aumentando a possibilidade à maioria das doenças crônicas que associamos ao envelhecimento… do câncer à doença cardíaca.

Por outro lado, os estudos mostram que uma boa noite de sono é capaz de preservar os nossos telômeros.

 

Como melhorar a qualidade do sono?

Existem muitas razões para não se ter uma boa noite de sono. E diante disso, as pessoas acabam fazendo uso de medicações ao invés de tomarem certas atitudes, mais saudáveis, para reverter essa situação. Entre essas atitudes estão:

– Parar de usar o botão “snooze” do celular (a famosa soneca… aqueles cinco minutinhos a mais);

– Ter horários organizados, inclusive o horário de dormir;

– Evitar os cochilos durante o dia;

– Evitar o uso de cafeína e estimulantes (especialmente próximo do horário de ir dormir);

– Evitar pensamentos negativos;

– Evitar também muita luz;

– Não consumir açúcar e nem álcool antes de dormir;

– Retirar a TV no quarto; e

– Abandonar o medo ou preocupação sobre o sono.

Procure dormir mais e melhor se você quer manter a sua saúde em dia e envelhecer da melhor maneira possível!

Especialmente hoje eu não vou te desejar uma supersaúde como faço sempre nos meus artigos. Hoje eu vou te desejar uma boa noite de sono! Durma bem!

 

Referências Bibliográficas

– Conheça 10 enganos comuns que podem estar comprometendo o seu sono – www.DrRondo.com.br

– Recupere o Sono e Anos de Vida – www.DrRondo.com.br

– University College London. “Menos de cinco horas de sono por noite está ligada a um maior risco de múltiplas doenças”. ScienceDaily.

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >