Recentemente, um estudo mostrou que a ameaça real por trás do novo coronavírus não é a absorção de oxigênio nos pulmões, mas sim uma dificuldade de transporte de oxigênio para chegar nesse órgão.
Teoricamente sugere-se que o vírus ataca o ferro e a hemoglobina (transportadora de oxigênio) em seus glóbulos vermelhos e em seguida se aloja no núcleo da célula aonde se replica.
Por outro lado, quando falamos em diabetes, o seu biomarcador mais importante é a hemoglobina glicada (HbA1c), que nos dá um entendimento a longo prazo e melhor dos seus níveis de açúcar no sangue.
Quando esse marcador está elevado, é sinal que a glicose (açúcar no sangue) está ligada à hemoglobina nas células sanguíneas.
E, toda vez que essa ligação glicose-hemoglobina está elevada, há comprometimento no fornecimento de oxigênio, piorando uma das causas subjacentes dos diabéticos, que é a neuropatia.
Portanto, se realmente o novo coronavírus compromete o fornecimento de oxigênio, no caso dos diabéticos o problema é muito pior.
Como reduzir naturalmente a hemoglobina glicada (HbA1c)
1. Seguir uma dieta keto, aonde se restringe as calorias obtidas de carboidratos a 20%, progressivamente reduzindo a virtualmente zero. No caso do diabético, esse processo precisa de acompanhamento médico.
As principais fontes de carboidratos que precisam ser cortadas são grãos e todas as formas de açúcar, incluindo frutas com alto teor de frutose. Legumes e vegetais folhosos, que também são carboidratos, mas ricos em fibras, podem ser consumidos sem restrições.
2. Agregar gorduras saudáveis para que 50 a 85% de suas calorias diárias sejam provenientes desse macronutriente. Como exemplos temos: abacates, óleo de coco, ômega-3 de origem animal de peixes gordurosos, manteiga, iogurte, nozes cruas, sementes, azeitonas e azeite, além de óleo MCT. Evite todas as gorduras trans e óleos vegetais poli-insaturados altamente refinados.
3. Limite a proteína a uma grama/quilo de peso/dia. Esportistas e idosos, dobrar a quantidade. Como exemplo temos carnes, laticínios e ovos de animais criados a pasto. Não me refiro a gestantes, pois não aconselho usar esses protocolos nessa fase.
4. Exercícios supra aeróbico, feito de forma progressiva de acordo com a sua condição física. Aumente a intensidade e o número de sessões semanais conforme se sinta confortável.
Começar 1 a 2 vezes por semana até chegar a 3 vezes por semana em dias alternados.
Entenda: não é o tempo que você coloca no exercício, mas a intensidade num exercício intervalado, como no programa supra aeróbico descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça.
5. Berberina. É um fitonutriente vegetal extraído de várias ervas medicinais, como a bérberis e o goldenseal. Além de combater o diabetes, tem muitas outras funções para sua saúde, como por exemplo emagrecer, reduzir o risco de doenças cardíacas e Alzheimer.
Age de várias maneiras diferentes:
- Diminui a resistência à insulina, recuperando a eficiência de reduzir a glicemia.
- Aumenta a glicólise, ou seja, a quebra dos açúcares dentro das células.
- Diminui a produção de açúcar no fígado.
- Reduz gordura visceral por inibir depósito de gorduras e melhorar a função não só de insulina, mas de leptina e adiponectina.
- Aumenta a atividade da gordura marrom (clique aqui para saber mais sobre a gordura marrom), que queima mais gordura como combustível energético em vez de depositá-la.
- Aumenta disposição e energia
Uma meta-análise de 14 estudos sobre a berberina e a metformina mostrou que elas apresentavam o mesmo resultado no tratamento do diabetes tipo 2, com a vantagem de a berberina não gerar efeitos colaterais.
Um estudo em pacientes diabéticos, no qual se administrou 1.000 mg de berberina por dia, mostrou:
- redução de 20% da glicemia de jejum
- redução de 21% da hemoglobina glicada
Então, se é o seu caso, vale a pena conversar com o seu médico sobre essas alternativas naturais. Lembre-se que nesses tempos de Covid-19, a diabetes oferece ainda mais riscos. Fique atento!
–
Referências bibliográficas:
- ChemRxiv. 2020 April 24
- Int J Endocrinol. 2015;2015:905749.
- J Clin Endocrinol Metab. 2008;93(7):2559-2565.
- Evid Based Complement Alternat Med. 2012;2012:591654.
- Dieta Keto: não tenha medo da cetose! – www.DrRondo.com
- Exercícios turbinam seu aprendizado e memória – www.DrRondo.com
- Treinando e frustrado com seu peso? A resposta pode ser esta! – www.DrRondo.com
- Berberina ataca diabete e colesterol alto – www.DrRondo.com
Berberina: controle seu peso sem medicações – www.DrRondo.com