A pimenta preta (piper nigrum) é considerada a “rainha das especiarias”. Ela é um daqueles produtos buscados pelos navegadores nos séculos passados. Na época, era sinal de riqueza, mas hoje trata-se de um tempero conhecido não só pelo sabor, mas também por seus benefícios para a saúde.
Esse tipo de pimenta é muito utilizado em pratos variados, como as receitas cetogênicas que são sempre publicadas por aqui. Agora, você sabia que ela pode te ajudar na batalha contra a balança?
Isso mesmo. A pimenta preta contém uma substância chamada piperina. Ele é o composto que dá à pimenta seu sabor picante. Quando está em conjunto com a cúrcuma, aumenta os efeitos de seu princípio ativo, a curcumina. Essa dupla dinâmica tem alta eficiência na queima de gordura e na inibição de geração de novas células adiposas. Uma maravilha!
Pimenta preta, câncer e inflamação
A pimenta preta e seu princípio ativo são reconhecidamente anti-inflamatórios, ajudando seu corpo a se proteger da inflamação silenciosa. Como você deve saber, esse problema é o grande causador das principais doenças do mundo moderno.
Além disso, a pimenta tem propriedades antioxidantes, retardando o envelhecimento e protegendo contra doenças. Pesquisas mostraram também a inibição de células cancerígenas na presença da especiaria.
Inibindo o desejo de fumar
Para pessoas que estão lutando para largar o cigarro, a pimenta preta também pode dar uma forcinha. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos testou o uso do vapor de óleo essencial dessa pimenta na inibição do desejo de fumar. O estudo foi feito com 48 fumantes que inalaram diferentes vapores.
A conclusão mostrou que aquele feito com o óleo de pimenta foi o maior inibidor do desejo por cigarro. Mas se você também está nessa batalha contra o fumo, pode aproveitar outras dicas que já comentei por aqui.
Vitaminas e minerais
A pimenta preta contém:
- Vitamina K
- Manganês
- Ferro
- Fibra
- Potássio
- Cálcio
- Zinco
Cuidados com a pimenta preta
Quando for comprar essa especiaria, fique atento se o produto está no prazo de validade e armazenado adequadamente. Isso vale também para o local onde for guardá-la na sua casa.
Em condições inadequadas, ela pode ser um prato cheio para o desenvolvimento do fungo Aspergillus. Ele produz aflotoxinas, substâncias altamente tóxicas que podem se acumular no seu organismo, causando deficiências imunológicas e aumentando o seu risco de câncer.
Bom, agora que você já sabe dos benefícios e dos cuidados que precisa tomar, aproveite para dar uma apimentada na sua alimentação. Este Supertempero é mais um caminho para a Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Nat Prod Commun. 2010 Aug;5(8):1253-7.
- Drug Alcohol Depend. 1994 Feb;34(3):225-9.
- Food Facts. Mercola.com. Black Pepper.
- Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes – Dr. Wilson Rondó Jr.
- https://drrondo.com/ervas-e-especiarias-queimam-gordura/
- https://drrondo.com/por-que-voce-nunca-deve-comer-pao-mofado/