Para início de conversa é preciso entender que o seu corpo foi designado para ativar a digestão através da mastigação. Ok? Sendo assim, um reflexo de coordenação neurológica ativa a produção de enzimas quando você move a mandíbula com a ação de mastigar.
Acontece que ao mastigar sem estar comendo nenhum alimento pode ocasionar efeitos negativos a essa atividade. Quando você consome uma goma de mascar está enviando ao seu corpo sinais de que um alimento será ingerido. Com isso, as enzimas e os ácidos são ativados com o objetivo de digerir o alimento que está por vir.
Uma boa estratégia é usar a goma de mascar antes das refeições. Isso vai estimular a secreção gástrica, melhorando a digestão e absorção de nutrientes.
Porém, se usar a goma de mascar em outras condições, você vai estimular uma produção excessiva de ácido estomacal, podendo comprometer a habilidade de produzir secreção digestiva suficiente quando realmente for necessário.
Ao usar a goma de mascar nessas condições você estará propenso a uma distensão abdominal e ao desequilíbrio da musculatura da mandíbula. Esse desequilíbrio se dá por mascar a goma mais de um lado do que de outro, gerando o que chamamos de distúrbio de articulação temporário mandibular, causador de condições dolorosas e crônicas na mastigação.
Fique atento!
[divider]
Referência bibliográfica:
- Experimental Biology 2, Baton Rouge, Lousiana. April, 2009
- Eating Behaviors. April 2013.; vol. 14 Issue 2, pag 149-1