Nome botânico: Pyruscommunis e Pyruspyrifolia
Da família da Rosácea, as peras são originárias da Ásia e Europa. Sua família inclui muitas outras frutas (algumas que parecem completamente diferentes de peras), como cerejas, framboesas e até amêndoas. As peras comestíveis vêm em duas variedades básicas: asiática mais firme e crocante e as europeias, mais suculentas.
Os gregos antigos valorizavam o aspecto atraente, o sabor delicado e o sumo abundante da pera, associando-a ao erotismo. Graças a seus poderes, chamavam-na de “fruta de Afrodite”, com a qual faziam uma bebida que, supunham, era capaz de deixar apaixonado o mais insensível dos mortais.
O que as peras contêm
Rica em minerais como: cobre, ferro, potássio, manganês, magnésio e boro.
Grandes quantidades de vitamina C, A, K e vitaminas B como folatos, riboflavina e piridoxina (vitamina B6).
São completamente livres de gordura, mas excepcionalmente ricas em fibras.
Apresentam alto teor de ácido hidroxicinâmico e hidroxibenzóico, que estão relacionados com a prevenção do câncer de estômago e câncer de pulmão.
Flavonóis como ácido cafeico catequina, epicatequina,quercetina e os carotenóides como a luteína e a zeaxantina, que sinergicamente reduzem os riscos de câncer, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
Abundante em antioxidantes neutralizadores de radicais livres, com alta Capacidade de Absorção Radical de Oxigênio (ORAC). As peras verdes contêm ORAC 2.201 e peras Anjou vermelhas ORAC 1.746.
Benefícios
Ajudam no combate de infecções, diabetes, câncer, colite, artrite, osteoporose, distúrbios da vesícula biliar e gota.
Consuma peras com moderação. Elas contêm frutose, o que pode ser prejudicial para a sua saúde em quantidades excessivas.
Referencias bibliográficas:
- Am J Clin Nutr, 2007; 85(3): 895-909
- Int J Cancer, 2008; 122(10): 2330-6
- Stroke, 2011 Nov; 42(11): 3190-5
- Am J Clin Nutr, 2012 Apr; 95(4):925-33.
- Livro Alamanaque do Campo. Xico Graziano.