O oxigênio é a essência da vida, e toda energia gerada na célula depende dele. Porém, é bem provável que você não consiga a concentração de oxigênio suficiente, pois a poluição atmosférica, especialmente nos grandes centros, reduz os níveis dele no nosso ar em até 30%. Além disso, há um agravante: a maioria das pessoas usa apenas cerca de 20% da capacidade pulmonar.
Isso, portanto, pode gerar um déficit de oxigênio.
Como consequência, a baixa saturação de oxigênio está ligada a todos os tipos de doenças crônicas, incluindo o câncer. Seu cérebro também não funciona, seu coração não é tão forte, e a circulação diminui.
Não é de se estranhar que isso reflita também na sua vida sexual, tanto é que mais de 30% dos homens tem algum grau de disfunção sexual… Incluindo a disfunção erétil (DE) .
Se você é um homem, deve saber que sua saúde erétil depende de um fluxo constante de sangue rico em oxigênio, e se os seus níveis de oxigênio são baixos, terá um pênis flácido… Mas se essa concentração de oxigênio for alta, você terá uma ereção vigorosa.
E no caso das mulheres, o oxigênio também beneficia sua vida sexual, pois a torna mais sensual e atraente.
Segundo estudo, publicado no Journal Steroid Biochemistry Molecular Biology, mostrando que, quando os níveis sanguíneos de oxigênio são baixos, o desempenho sexual cai.
Em outro estudo, 42% dos pacientes reverteram sua impotência sexual durante um mês de oxigenoterapia.
Mas a maioria dos médicos não entende o vínculo entre o oxigênio e o ótimo sexo, e nos casos de disfunção erétil, acabam prescrevendo sempre a mesma coisa…
Com certeza você terá uma ereção por algumas horas, mas vai sentir os efeitos secundários como dores de cabeça, dores no corpo, indigestão, diarreia, tonturas, visão turva e perda de visão com a cronicidade do uso.
Lembre-se: ao envelhecer certamente você terá comprometimento sexual, mas será que você quer potencializar isso?
E, certamente, não é o que você quer nem para uma noite íntima.
Como você pode aumentar seus níveis de oxigênio
1) Pratique a respiração profunda, conhecida como pranayama em yoga.
Ela ativa o seu sistema nervoso parassimpático, promovendo um estado de calma, que por sua vez retarda a frequência cardíaca e a digestão, promovendo um estado de calma alterados pelo comportamento de enfrentar o estresse.
Você pode fazê-lo sentado ou deitado. Basta colocar as mãos na sua barriga e senti-la expandir à medida que inspira. Em seguida, expanda a respiração nos lados do seu peito inferior, empurrando as costelas para fora. Finalmente, levante sua parte superior do tórax e expande o pulmão. Exale na mesma ordem, do abdômen às costelas até a parte superior do tórax. Faça isso 5 minutos por dia.
2) Oxigenoterapia normobárica
Consiste em pacientes inalando oxigênio puro na pressão normal da sala.
3) Oxigenoterapia hiperbárica
Consiste em terapia aonde os pacientes respiram oxigênio a maior pressão em uma câmara especialmente concebida. Esta é a melhor maneira de experimentar os benefícios curativos do oxigênio. Este processo permite que o oxigênio chegue aos tecidos com pouco ou nenhum suprimento de sangue.
Durante uma sessão, você se senta ou deita-se numa câmara pressurizada, aonde você respira 100% de oxigênio em pressões acima da pressão atmosférica normal, reduzindo os danos causados pela baixa oxigenação.
Essa terapia é usada para tratar muitas doenças de mergulho, além de ser uma opção de tratamento para enxaqueca, doença inflamatória intestinal, outras doenças crônicas, câncer, e também para promover melhor função sexual, mesmo em homens que tenham retirado sua próstata, pois nesta condição frequentemente os homens ficam impotentes.
A terapia com oxigênio hiperbárico é uma das áreas mais interessantes em medicina antienvelhecimento.
4) Fitoterápico que aumenta o oxigênio
Eu estou falando da Rhodiola rósea. Os tibetanos a usam em altitudes elevadas, aonde o ar é rarefeito, para aumentar a oxigenação e aliviar o desconforto da situação, protegendo contra a doença de altitude, além de gerar mais energia e maior resistência física.
Segundo os estudos, a Rhodiola rósea aumenta o aporte de oxigênio nos pulmões melhorando a saturação do sangue. Pode ser usada na forma de chá ou em capsulas (200 mg / dia).
A Rhodiola rósea de alta qualidade deve vir da Sibéria. Seus princípios ativos são: rosavina, rosaridina, rosarin, colofonia, salidroside e tirosol.
5) Treino supra-aeróbico
Melhora a capacidade pulmonar permitindo uma melhor oxigenação (conheça o treino supra aeróbico no meu livro 20 Minutos e Emagreça), algo que o trabalho cardio e aeróbico não produzem com a mesma intensidade. Esse treino aumenta a circulação pulmonar e cardíaca em mais de 400%. O fluxo sanguíneo e oxigenação cerebral dobram durante o exercício. O treino demora 20 minutos. Além disso, promove uma aparência mais atraente e rejuvenescida, melhora a sua vida sexual, aumentando os níveis de testosterona e HgH.
Precisa mais?
Referências bibliográficas:
- J Steroid Biochem Mol Biol.1993 Dec;46(6):799-803.
- JAMA, 1999; 281(6): 537-44.
- Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2004;14(3):298-307.
- Thieme. 1990. p. 144
- Science Blog July 16, 2008
- Gut 1998;43:512-518
- Indian J Physiol Pharmacol. 2014 Jul-Sep;58(3):211-21