A medicina tradicional do oriente tem muitos mistérios, e felizmente a ciência moderna tem confirmado o que esses antigos sábios já conheciam. Muitos dos tratamentos milenares do outro lado do mundo têm caído nas graças dos orientais e melhorado a saúde de todos.
Podemos listar a acupuntura, as várias formas de meditação, a yoga e outros exercícios que buscam equilibrar o corpo e a mente. E é sempre bom lembrar que o mesmo vale para alguns alimentos, ervas e especiarias!
Muito do que sempre foi usado pelas medicinas tradicionais como remédios naturais vem tendo sua eficácia confirmada. Um deles é o cogumelo reishi, fantástico de diversas formas para nossa saúde!
O que é o cogumelo reishi
O reishi (nome científico Ganoderma lucidum) é um cogumelo usado há milênios no oriente, em especial na China, na Coreia e no Japão. Tradicionalmente, ele passava por secagem, era picado e depois fervido, criando-se sopas ou chás cheios de saúde.
Atualmente, é possível encontrá-lo em pó, tintura ou até já preparado em formato de suplemento. Mas afinal, como o cogumelo reishi “funciona” e o que ele tem a nos oferecer?
6 Benefícios do reishi
1 – Imunidade
Um dos maiores benefícios do cogumelo reishi é sua ajuda à nossa imunidade. Ele contém um composto chamado beta-glucan, com propriedades estimulantes do sistema imunológico.
Essa qualidade não se encontra apenas no reishi. Outros cogumelos, como shitake e maitake, também a tem. Com o objetivo de melhorar a imunidade, os estudos mostram que há bons resultados com a suplementação.
2 – Vitaminas, minerais e outros nutrientes
Os cogumelos, em geral, também são ricos em diversas vitaminas e minerais. As principais são as vitaminas B, C e cálcio. Além disso, possuem boa quantidade de proteínas e fibras.
3 – É bom para o seu colágeno
O colágeno é necessário para a sustentação de nossa pele e tendões. A melhor forma de conseguir colágeno de qualidade é através da alimentação de origem animal.
Priorize sempre carne de animais criados a pasto, uma das melhores fontes. Algo ainda melhor é o preparo de um brodo feito com ossos. Essa sopa, cozida por muitas horas, faz com que o colágeno dos ossos se solte. O resultado é um alimento nutritivo e incrível para sua pele. (Veja aqui algumas receitas de brodo para fazer em casa!)
Há ainda alguns alimentos que ajudam na manutenção e apoio do seu colágeno. Entram nessa lista alimentos com potencial antioxidante, como o cogumelo reishi e outros, que combatem os radicais livres. Clique aqui e confira a lista completa dos melhores alimentos para o seu colágeno.
4 – Melhora a função do fígado
Um estudo chinês comprovou que o reishi é bom para a saúde do seu fígado. O efeito adaptogênico e hepatoprotetor também ocorre devido aos antioxidantes presentes no cogumelo.
5 – Melhora a saúde cardiovascular
O cogumelo reishi contém compostos químicos chamados triterpenos, que reconhecidamente reduzem a pressão arterial. Esse efeito, em conjunto com o potencial antioxidante, pode de fato fazer maravilhas pela sua saúde cardiovascular.
6 – Melhora os níveis de açúcar no sangue
Um estudo demonstrou que o cogumelo reishi era capaz de reduz os níveis de açúcar em ratos. Ele também modulou o organismo para que a insulina fosse utilizada de forma mais adequada. Como sabemos, esse é um fator importante para se evitar a diabetes.
Então, se você ainda não conferiu o poder do cogumelo reishi, vale a pena dar uma chance. Só peço que, antes de qualquer decisão, você converse com o seu médico – especialmente se for usar como suplemento. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Blindando a sua Imunidade de Forma 100% Natural – www.DrRondo.com
- 13 Alimentos para Turbinar a sua Imunidade – www.DrRondo.com
- Fatores que melhoram e pioram o colágeno – www.DrRondo.com
- Brodo: o Superalimento esquecido – www.DrRondo.com
- Wu X, Zeng J, Hu J, et al. Hepatoprotective effects of aqueous extract from Lingzhi or Reishi medicinal mushroom Ganoderma lucidum (higher basidiomycetes) on α-amanitin-induced liver injury in mice. Int J Med Mushrooms. 2013;15(4):383-391. doi:10.1615/intjmedmushr.v15.i4.60
- Ma HT, Hsieh JF, Chen ST. Anti-diabetic effects of Ganoderma lucidum. Phytochemistry. 2015;114:109-113. doi:10.1016/j.phytochem.2015.02.017