É sensacional quando, mais uma vez, as receitas da vovó acabam virando ciência bem documentada. Até porque isso gera alívio às pessoas com bom custo / beneficio.
Estou me referindo a um tratamento para osteoartrite (AO), uma doença que gera dor em milhões de pessoas, pelo desgaste das cartilagens nas pontas dos seus dedos. Ela acontece pois os ossos tornam-se mais espessos, causando enrijecimento e dor no local, por uma resposta inflamatória intensa.
O que se usa normalmente como tratamento para alívio temporário da dor são aqueles anti-inflamatórios, que trazem junto um montão de efeitos colaterais sem oferecer nenhuma esperança de cura, só aumentando o risco cardiovascular e de sangramento gastrointestinal.
É aqui que entra mais um conselho das vovós, que pode prevenir, retardar e até reverter a dor obstinada nas juntas…
Trata-se dos ácidos graxos essenciais ômega 3.
Segundo um estudo recente publicado na Osteoarthritis and Carthage, os sinais precoces dessa condição, como a destruição do colágeno na cartilagem e a desintegração das moléculas que absorvem choques nas juntas, podem ser virtualmente eliminados com ômega 3.
Em outra pesquisa, realizada na Universidade de Bristol, foi dado uma dieta rica em ômega-3 para cobaias, havendo redução da doença em 50%, tendo ocorrido importantes alterações na cartilagem e ossos subcondrais.
As evidências da influencia do ômega 3 na bioquímica da doença mostram que ela pode ajudar a prevenir a doença e também diminuir sua progressão naqueles já diagnosticados.
As gorduras ômega-3 produzem compostos chamados resolvins e proteínas, que ajudam a aliviar a inflamação antes que ela possa causar muito dano aos tecidos.
Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition investigou a capacidade do ômega 3 de reduzir a inflamação, mostrando redução significativa da dor, rigidez e inflamação já na 2ª semana de tratamento
Achados semelhantes com respeito à redução da inflamação e sintomas de artrite foram publicados no American Journal of Gastroenterology.
Ômega-3 é realmente anti-inflamatório de uma maneira muito geral, o que parece ser bom para a maioria das pessoas, mesmo se você estiver interessado em prevenir uma variedade de doenças.
Tanto para “tratamento” ou “prevenção”, você pode (e deve) tomar pelo menos 2g de ômega-3 todo dia!
Referências bibliográficas:
- Osteoarthritis Cartilage. 2011 Sep;19(9):1150-7.
- J Am CollNutr. 2007 Feb;26(1):39-48.
- Am J Gastroenterol. 2005 Dec;100(12):2674-80
- The Douglas Report. 2011 Dec vol. 11 nº 8
- Christiane Northrup, MD March 30, 2010
- J Am CollNutrFebruary 2010
- JAMA. 2010; 257-250(3)303