Você já ouviu falar do óleo essencial de neroli? Pelo nome pode até parecer algo estranho ou exótico, mas não é nada disso. Esse óleo essencial é simplesmente extraído das flores da laranjeira, e reúne benefícios incríveis. O nome “neroli” vem do século XVI, quando a princesa de Nerola, uma região italiana, adorava usá-lo como fragrância.
Mas o uso é bem anterior a isso. No Egito Antigo os sacerdotes já o usavam em rituais de purificação e cura. Ou seja, estamos falando de uma história que não começou agora! Quais serão os benefícios que a ciência pode nos dizer hoje?
Benefícios do óleo essencial de neroli
Para sua pele: a aplicação tópica ou a difusão no ambiente é conhecida por auxiliar em condições de pele. O óleo essencial de neroli pode prevenir o surgimento de estrias, combater a acne e atenuar cicatrizes.
Na aromaterapia: o aroma marcante desse óleo essencial costuma ser usado para combater problemas relacionados a estresse, depressão e ansiedade. Também é relatada certa eficiência na melhora de sintomas de problemas digestivos e intestinais.
Ação antitetânica em cortes e feridas recentes: em caso de emergência, uma solução diluída do óleo essencial de neroli pode ser usado como antitetânico nas feridas. Mas é apenas um cuidado inicial e preventivo, sendo necessário procurar um médico imediatamente.
Sintomas da menopausa: um estudo de 2014 concluiu que o aroma do óleo de neroli foi útil para amenizar sintomas da menopausa, como estresse, falta de libido e pressão alta.
Melhora da pressão: outro estudo, feito em 2012, comparou pessoas hipertensas que foram expostas a uma mistura de óleos essenciais, incluindo o de neroli, com outras que tiveram acesso a um placebo. Os pesquisadores concluíram que aqueles que foram tratados com o aroma do óleo tiveram redução da pressão e dos níveis do cortisol, o hormônio relacionado ao estresse.
Cuidados no uso dos óleos essenciais
Tanto no uso do óleo essencial de neroli quanto de outros óleos essenciais é necessário tomar alguns cuidados. Sempre busque por orientação de um profissional qualificado e habituado a esse tipo de tratamento natural.
Se for aplicar topicamente, siga as recomendações e use um óleo carreador para evitar irritação na pele. Usar a natureza com sabedoria e responsabilidade é fundamental para se alcançar uma Supersaúde!
Ficha técnica:
Nome científico: Citrus aurantium
Para que serve: Prevenção de estrias, combate à acne, ação cicatrizante, redução do estresse e ansiedade, melhora de problemas digestivos e intestinais, ação antitetânica, alívio de sintomas da menopausa e melhora da pressão arterial.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- iHerb’s Healthy Haven Blog July 11, 2011.
- Neroli Oil: The Pleasantly Fragrant Citrus Oil. Mercola. Mar. 30 2017.
- Choi SY, Kang P, Lee HS, Seol GH. Effects of inhalation of essential oil of Citrus aurantium L. var. amara on menopausal symptoms, stress, and estrogen in postmenopausal women: A randomized controlled trial. Evid Based Complement Alternat Med. 2014;2014:796518. doi:10.1155/2014/796518
- Kim IH, Kim C, Seong K, Hur MH, Lim HM, Lee MS. Essential oil inhalation on blood pressure and salivary cortisol levels in prehypertensive and hypertensive subjects. Evid Based Complement Alternat Med. 2012;2012:984203. doi:10.1155/2012/984203.