O óleo essencial de rosa-de-damasco é um alívio para todas as pessoas, mas seus efeitos são ainda mais especiais para as mulheres — em vários casos.
Obviamente, trata-se de um óleo à base de rosas, como o próprio nome já diz. Mas por que absoluto? Esta denominação está relacionada à forma como o óleo é obtido. No caso das rosas, há duas formas diferentes: destilação e o absoluto através de solvente.
O óleo essencial de rosa é extraído das pétalas de rosa por meio de destilação a vapor e geralmente é obtido a partir da rosa de Damasco (cuja espécie tem o nome científico Rosa damascena).
O óleo essencial de rosa absoluto, por outro lado, pode ser proveniente tanto das pétalas da rosa de Damasco quanto da Rosa centifolia. Mas a principal diferença está no processamento, que é feito com extração por solvente.
Benefícios do óleo essencial de rosa-de-damasco
O óleo essencial de rosa-de-damasco é conhecido na aromaterapia pelo alívio ao estresse e ter propriedades anti-inflamatórias ou sedativas. De fato, algumas pesquisas têm observado certas propriedades relacionadas ao seu aroma, quando usado como óleo de massagem:
- Um estudo feito em 2009 analisou os efeitos em alguns voluntários que foram instruídos a passarem o óleo na pele. Além de relatarem maior sensação de relaxamento do que os que usaram um óleo placebo, os pesquisadores confirmaram redução de sua pressão sanguínea e ritmo cardíaco.
- Uma pesquisa coreana observou esse uso de outra forma em 2006. Eles avaliaram o efeito tópico para o tratamento de cólicas menstruais em jovens universitárias. Concluiu-se que, junto com outros óleos essenciais, como de lavanda e sálvia, houve redução dos sintomas.
- Massagens com óleo essencial de rosa-de-damasco também reduziram sintomas da menopausa em mulheres, em um estudo de 2008. Outros óleos utilizados foram os de jasmim e lavanda.
Portanto, se você passa por esses problemas, vale a pena conversar com o seu médico. Lembre-se de nunca fazer nada por conta própria e procurar orientações para a melhor forma de uso. Um profissional experiente nesse tipo de tratamento natural certamente poderá lhe ajudar. Supersaúde!
Ficha técnica:
Nome científico: Rosa damascena
Para que serve: alívio do estresse, propriedades anti-inflamatórias ou sedativas, alívio de cólicas menstruais e sintomas da menopausa.
Formas de uso:
- Aromatizador: de 6 a 15 gotas em difusor de ambiente. De 1 a 2 gotas em colar aromatizador pessoal. De 3% a 5% em solução para borrifador (para cada 100ml de base, utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial).
- Banhos: Dilua de 6 a 12 gotas de óleo essencial em um copo com carreador com solubilidade em água, (sabão líquido neutro, mel, shampoo, etc.) misture e adicione na banheira. Para escalda-pés, use de 3 a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
- Inalação: de 3 a 6 gotas em água recém fervida ou vaporizador, direcionando o vapor para inalação.
- Massagem: de 3% a 5% de diluição (para cada 100ml de óleo carreador utilize de 66 a 120 gotas de óleo essencial).
- Óleo para rosto: de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal (Para cada 100ml de base utilize de 11 a 66 gotas de óleo essencial).
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Nat Prod Commun. 2009 Feb;4(2):291-6
- Journal of Alternative and Complementary Medicine, July-August 2006, 12(6):535-41
- Evidence Based Complementary Alternative Medicine, September 2008, 5(3): 325–328
- https://drrondo.com/oleos-essenciais/