Você já ouviu falar do óleo essencial de olíbano? Ele pode também ser encontrado com o nome de Frankincense oil ou simplesmente frankincense. É o óleo extraído das árvores da espécie Boswellia.
Essa planta é originária de certas regiões africanas e das arábias. É usada desde os tempos bíblicos como fitoterápico milenar, combatendo inflamação e dores. Em especial aquelas nas articulações e artrites em geral.
Estudos já demonstraram que até atletas de alto rendimento, que recebem impactos diários por causa de sua atividade, se beneficiaram da Boswellia. O fitoterápico foi tão eficaz quanto remédios, aliviando incômodos não só nas articulações, mas também em músculos e tendões.
O responsável por isso é o efeito de bloqueio da prostaglandina e2 (PGe2). Trata-se de uma substância produzida pelo organismo para responder a lesões. Além disso, há também outras enzimas que agem direto na inflamação.
Benefícios do óleo essencial de olíbano
Diante de tudo isso, era de se esperar que o óleo essencial de olíbano – ou de Boswellia, se preferir – tenha também efeitos incríveis. Sim, ele pode tudo isso e muito mais! Então, confira alguns dos benefícios.
Artrite e dores articulares
Bom, depois de tudo que foi falado até agora, é óbvio que esse seria o primeiro item da lista. Dores articulares e artrites podem ter seus sintomas amenizados pelo óleo essencial de olíbano.
Ele pode ser usado topicamente, mas sempre lembrando-se de diluir em um óleo carreador, como óleo de coco, de amêndoas e até mesmo azeite de oliva extravirgem.
Redução de estresse
Na aromaterapia, o óleo essencial de olíbano é conhecimento por aliviar o estresse e ter ação antiansiedade e antidepressiva. Estudos em ratos já conseguiram comprovar esse efeito calmante.
Combate a micro-organismos
Assim como muitos outros óleos essenciais, o frankincense oil tem propriedades antissépticas. Você pode usá-lo como produto de limpeza natural, desinfetando locais da sua casa sem usar produtos químicos potencialmente perigosos.
Higiene bucal
Também por essa ação antisséptica, pode ser utilizado para a higiene oral. Existem produtos naturais para essa finalidade que contam com o óleo essencial de olíbano, sendo uma forma interessante de prevenir cáries, mau hálito e outros problemas bucais – sem precisar apelar para enxaguantes convencionais, que podem fazer mais mal que bem.
Alívio para problemas respiratórios
Este óleo essencial também atua aliviando problemas respiratórios. Ele tem ação expectorante, sendo útil para ajudar na remoção do muco, melhorando a tosse causada por gripes e resfriados.
Para essa finalidade, costuma ser utilizado em aparelhos vaporizadores ou mesmo pingando-se algumas gotas no box do chuveiro, para que atue no vapor natural da água quente. Há também a possibilidade de usar com óleo de massagem no peito do indivíduo com tosse, desde que também diluído, como comentado anteriormente.
Para a pele e cabelos
Assim como muitos outros óleos essenciais, o de olíbano pode ser favorável para sua pele cabelos. Uma pesquisa chinesa mostrou que seus triterpenóides pentacíclicos, compostos químicos naturais presentes no Frankincense, tem efeitos benéficos para irritações cutâneas. Ele também é associado a melhora da tonificação da pele, cicatrizes, estrias e acne.
Cuidados no uso do óleo essencial de olíbano
Atenção: as informações trazidas aqui são apenas para que você entenda que existem tratamentos e opções naturais para a saúde e estética. É sempre importante lembrar que se deve evitar tomar qualquer decisão sem conhecimento de um profissional de saúde habituado a esse tipo de tratamento.
Portanto, antes de mais nada, converse com o seu médico para seguir as orientações corretas de uso – mesmo no caso de produtos naturais, como o óleo essencial de olíbano.
Dessa forma, pode ter certeza que estará agindo com responsabilidade. Aproveite e Supersáude!
Ficha técnica:
Nome científico: Boswellia carterii
Para que serve: Alívio de dores articulares, artrites e problemas respiratórios, redução do estresse, ação antisséptica e cicatrizante.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Eur Rev Med PharmacolSci.2016; 20(19): 4156-4161.
- FASEB journal : official publication of the Federation of American Societies for Experimental Biology vol. 22,8 (2008): 3024-34. doi:10.1096/fj.07-101865
- Journal of traditional and complementary medicine vol. 3,4 (2013): 221-6. doi:10.4103/2225-4110.119723
- Enxaguantes Bucais podem Anular Efeitos Benéficos dos Exercícios – www.DrRondo.com
- 5 Analgésicos Naturais para Proteger suas Articulações – www.DrRondo.com