Você já ouviu falar do óleo essencial de neem? Ele é extraído das sementes da árvore neem (Azadirachta indica), originária da Índia e também presente em outras partes da Ásia. É milenarmente usada com diversas finalidades na medicina Ayurvedica, a medicina tradicional indiana.
Este óleo contém cerca de 100 compostos bioativos, como a azadiractina, que tem efeitos de pesticida natural, e a nimbina, com propriedades antisséptica, antifúngica, antipirética e anti-histamínica. Além disso, possui alto poder antioxidante, combatendo os radicais livres do nosso organismo. Assim, ele pode ser útil para:
- Redução de inflamação: estudos feitos com animais mostraram que o óleo essencial de neem atuou reduzindo enemas, mostrando efeito anti-inflamatório significativo.
- Melhora do cabelo e combate aos piolhos: este óleo essencial é tradicionalmente usado na Índia para hidratação dos cabelos. Além disso, por suas propriedades antifúngicas e antissépticas, ajuda a combater a casa e os piolhos.
- Saúde da pele: como tem potencial antioxidante e de combate aos radicais livres, o óleo essencial de neem torna-se uma boa opção para manter uma pele mais bonita e saudável. Ele promove inclusive o colágeno, ajudando na redução de linhas finas e em um aspecto mais jovem. Além disso, suas propriedades antibacterianas, antivirais, antissépticas e anti-inflamatórias podem aliviar problemas cutâneos, como acne, psoríase, sarna e eczema.
- Cicatrização de feridas: assim como no caso de inflamações, o tratamento de pequenas feridas pode ser beneficiado com o uso do óleo essencial de neem. Além de auxiliar na cicatrização, ele pode prevenir infecções no local afetado.
Cuidados no uso do óleo essencial de neem
Como sempre comento, mesmo os tratamentos naturais precisam de indicação adequada. Procure por um profissional habituado a esse tipo de intervenção e não faça nada por conta própria. Nunca substitua tratamentos que já esteja fazendo, ao menos que o seu médico assim oriente.
Grávidas e crianças devem evitar utilizar o óleo essencial de neem. Diabéticos também precisam ficar atentos, pois ele pode alterar significativamente os níveis de açúcar no sangue. Os cuidados também são válidos para aqueles com doenças autoimunes, já que o óleo tem ação estimulante da imunidade. Aproveite com consciência e tenha uma Supersaúde!
Ficha técnica:
Nome científico: Azadirachta indica
Para que serve: anti-inflamatório, antisséptico, antifúngico, antioxidante e cicatrizante.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Biochim Biophys Acta. 2014 Aug; 1846(1): 247–257.
- Current Science 2002 June 10;82(11): 1336-1343.
- Evid Based Complement Alternat Med. 2016; 2016: 7382506.
- Front Plant Sci. 2016; 7: 1494.
- Journal of Applied and Natural Science. 2011;3(1): 78-81.
- Journal of Health Research and Reviews. 2014;1(3): 66-69.
- National Pesticide Information Center, Neem Oil
- Neem: The Ultimate Herb June 2001
- Parasitol Res (2006) 99: 353.
- The Open Conference Proceedings Journal. 2013;4(Suppl-2, M11): 43-48.