Óleo Essencial de Mentrasto: É Bom Pra Você, Seu Pet e sua Horta!

Como pode um óleo essencial servir pra tanta coisa ao mesmo tempo, podendo ajudar tanto na sua saúde, na do seu pet… E até na sua horta orgânica?

Aposto que ficou curioso, não é mesmo?

Então você precisa conhecer mais esse óleo essencial legitimamente brasileiro.

A propósito, é bom possível que você já tenha visto essa planta por aí, como no seu jardim e até em algum canto da cidade.

Estou falando do mentrasto, uma erva comum em todo o território brasileiro, e que muitos consideram até uma erva daninha.

Mas se você soubesse do que ela é capaz… Bom, eu já adiantei no começo, e agora vou explicar melhor…

Usos do óleo essencial de mentrasto

Recentemente, especialistas brasileiros em óleos essenciais estão extraindo óleos de plantas nativas daqui.

Temos uma natureza exuberante e uma das maiores biodiversidades do mundo… Então, por que não usar isso a nosso favor, nos óleos essenciais?

Nesse caso, não estou falando de nada oculto na floresta amazônica, mas que pode estar no seu quintal nesse momento.

Aliás, o mentrasto já tem eficácia comprovada como analgésico e anti-inflamatório, estando inclusive na lista de medicamentos da Anvisa.

Então, vamos ver como ele oferece os benefícios que eu comentei no título desse artigo…

Como o óleo essencial de mentrasto pode ajudar sua saúde

Se essa planta já é reconhecida pelos seus efeitos anti-inflamatório e analgésico, é claro que você pode esperar o mesmo do óleo essencial.

Portanto…

– Ele pode ser usado com óleo de massagem, junto com outros óleos e diluído em óleo carreador, como óleo de coco, amêndoas ou oliva, para amenizar dores e inflamações.

– Também tem efeito antipirético, ou seja, ajuda a reduzir a febre. Nesse caso, pode ser usado também sendo massageado no corpo ou usado em compressas na testa e peito.

Para o seu jardim

O óleo essencial de mentrasto tem compostos como o b-cariofileno, cromenos, precoceno I e precoceno II, que causam metamorfose prematura em diversas espécies de insetos.

Quando isso acontece, leva à formação de adultos estéreis, ou seja, é um inseticida natural que você usar na sua horta orgânica – evitando produtos químicos industrializados e nocivos para sua saúde.

Também pode ajudar contra pragas que assolam a sua casa, como baratas e formigas. 

Basta colocar 5 gotas em 1 litro de água e borrifar nas plantas e locais estratégicos por onde os insetos transitam. 

Para o seu pet

Essa solução também é uma forma natural de combater pulgas e carrapatos, podendo ser borrifado com cuidado no seu pet caso ele esteja sendo atacado por esses bichinhos irritantes.

Nesses casos, você pode potencializar o poder repelente acrescentando algumas gotas de óleo essencial de citronela à mistura.

Cuidados no uso dos óleos essenciais

É sempre bom falar que mesmo sendo naturais, os óleos essenciais precisam ser usados com certos cuidados.

Procure sempre por um profissional habilitado nesse tipo de tratamento para obter orientações, e não deixe de conversar com seu médico. 

Evite substituir qualquer tratamento ou remédios que já esteja fazendo uso sem antes falar com ele, que conhece o seu caso pessoalmente.

Assim você pode aproveitar a natureza a seu favor, ficando só com os benefícios dos óleos essenciais.

Ficha técnica:

Nome científico: Ageratum conyzoides

Para que serve: Analgésico e anti-inflamatório, alívio de dores e inflamações, redução da febre, inseticida e repelente natural, antipulgas e carrapaticida para pets

Formas de uso:

  • Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
  • Banhos: Em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
  • Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
  • Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
  • Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
  • Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
  • Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
  • Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.

 –

Este artigo contou com a colaboração de pesquisas e materiais do especialista Fabian Laszlo (Coordenador do Instituto Brasileiro de Aromatologia).

 –

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >