Você já ouviu falar do óleo essencial de gerânio? Bom, a primeira coisa que é preciso saber é que o gerânio é um arbusto nativo do sul da África, que embeleza os campos com suas folhagens e suas pequenas flores rosas.
Mas são as propriedades da planta que garantem os benefícios de seu óleo essencial. Aliás, ele é uma alternativa mais barata ao óleo essencial de rosas. E devido à sua fragrância agradável, também é usado na indústria alimentícia e de perfumaria.
O óleo essencial de gerânio na aromaterapia
O principal benefício relatado do aroma do óleo essencial de gerânio é sua influência no humor. Além de garantir melhoras no seu estado geral de ânimo e promover bem-estar, alivia aquela sensação de fadiga tão comum no corrido mundo moderno em que vivemos.
É por isso que seu uso na aromaterapia para questões como depressão, ansiedade e insônia é tão comum. Além disso, também são relatados benefícios para o combate de dores de garganta, acne e sintomas da menopausa.
Ação antimicrobiana
Assim como muitos outros óleos essenciais, o óleo essencial de gerânio tem ação contra micro-organismos nocivos. Isso vale para bactérias, como a Brevibacterium linens e a Yersinia enterolitica, e para fungos, como o Aspergillus niger.
Por conta disso, pode também ser útil para combater maus odores corporais. Além de combater as bactérias que causam cheiros desagradáveis, ele possui naturalmente uma fragrância natural, agindo assim como bom desodorante, sem tantos produtos químicos quanto os convencionais.
Óleo essencial de gerânio: beleza e circulação
O óleo essencial de gerânio possui propriedade adstringente, ou seja, atua contraindo os tecidos. Portanto, é um aliado para manter músculos e pele tonificados, melhorando o aspecto causado pelas rugas e flacidez. E como melhora sua circulação sanguínea, também acelera cicatrização de feridas.
Cuidados no uso de óleos essenciais
Ao adquirir o óleo essencial de gerânio ou qualquer outro óleo essencial, preze sempre por locais especializados neste tipo de produto. Eles podem lhe orientar sobre seus efeitos e usos.
E lembre-se sempre de conversar antes com seu médico, que conhece suas condições de saúde e poderá lhe orientar sobre a possibilidade – ou não – de utilização. Nunca faça nada por conta própria nem substitua tratamentos que já esteja fazendo. Fique atento à sua saúde!
Ficha técnica:
Nome científico: Pelargonium graveolens
Para que serve: melhorar humor e bem-estar; aliviar fadiga, depressão, ansiedade e insônia; dores de garganta, acne, rugas, flacidez e sintomas da menopausa; combater bactérias e odores corporais.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: 20 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Go the extra healthy mile with geranium oil. Mercola.com 25 aug. 2016.
- Aromatherapy Bible, Geranium.
- Examiner.com, April 30, 2012.
- Lis-Balchin, Maria, Aromatherapy Science: A Guide for Healthcare Professionals, p.197.
- Molecules, August 2012;17(9):10276-10291