Que o gengibre é uma raiz sensacional, com inúmeros usos para a saúde, você já sabe. Então, é de fato previsível que o óleo essencial de gengibre seja tão bom quanto o produto in natura.
O óleo essencial de gengibre é extraído da raiz quando esta ainda se encontra bem fresca, por destilação a vapor. Seu aroma e sabor são um pouco menos acentuados do que os da planta em si.
Este óleo contém uma infinidade de substâncias com efeitos benéficos, como diferentes terpenoides e pirenos, linalol, geraniol e muitos outros. Bom, mas o que isso significa? Vamos descobrir!
Óleo essencial de gengibre e dores
O gengibre já é bastante conhecido por sua função de alívio de dores. O mesmo, portanto, pode-se dizer do óleo essencial. Sua vantagem é que ele pode ser diluído e aplicado topicamente, aliviando a dor e melhorando a circulação no local.
Um estudo de 2001 utilizou um extrato de gengibre oralmente em pacientes que sofriam com dores de osteoartrite nos joelhos. Depois de 6 semanas, aqueles que receberam o extrato tiveram melhora significativa nos sintomas. Porém, evite ingerir sem orientação médica adequada.
O que ocorre é que tanto o gengibre quanto seu óleo essencial ajudam na redução das prostaglandinas, substância ligada à sensação de dor. Um grande auxílio natural para quem sofre com o problema.
Outros benefícios do óleo essencial de gengibre
- Redução da pressão arterial: um estudo de 2005 concluiu que o óleo de gengibre pode atuar no bloqueio dos canais de cálcio, auxiliando na redução da pressão.
- Sistema digestivo: na aromaterapia, o óleo é usado para aliviar condições desfavoráveis do sistema digestivo, como náuseas, diarreia, indigestão, intoxicação alimentar e flatulência.
- Apetite: o óleo essencial de gengibre também é tradicionalmente associado ao ganho de apetite.
- Repelente: estudos indicam que ele também é um bom repelente de mosquitos, em especial o Anopheles culicifacies, um dos principais vetores da malária.
Portanto, fica a dica! Lembre-se de sempre conversar com seu médico antes de qualquer iniciativa e nunca substitua nenhum tratamento que esteja fazendo por conta própria.
Você pode também aproveitar o gengibre in natura na sua alimentação. Já comentei por aqui sobre alguns dos benefícios. É só conferir e aproveitar!
Ficha técnica:
Nome científico: Zingiber officinale
Para que serve: Aliviar dores e melhorar a circulação; reduzir a pressão arterial; melhorar apetite, náuseas, diarreia, indigestão, intoxicação alimentar e flatulência; espantar insetos.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: 20 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Arthritis & Rheumatism, 44: 2531-2538.
- https://drrondo.com/7-usos-fantasticos-do-gengibre/
- Indian J Malariol. 1995 Sep;32(3):104-11.
- J Arthropod Borne Dis. 2014 Dec; 8(2): 186–19
- Nutrition. Volume 36, April 2017, Pages 79-84
- The Healing Trail: Essential Oils of Madagascar, 2002