O óleo essencial de eucalipto é um óleo essencial extraído das variadas espécies de eucaliptos encontradas na natureza. As folhas passam por um processo de destilação, procedimento pelo qual seu óleo é retirado.
Essa árvore é nativa da Austrália, e acredita-se que os aborígenes do continente australiano já utilizavam infusões feitas com suas folhas para o tratamento de doenças – dentre elas febres, resfriados, dores no corpo e congestionamento nasal.
Foi observando esse conhecimento ancestral que os colonizadores passaram a destilar o óleo essencial de eucalipto. Eles começaram a usá-lo como tratamento para soldados que atuavam no local, por volta do século 18.
Efeito antibacteriano e relaxamento
A partir da época da colonização, o óleo foi sendo cada vez mais usado e hoje é conhecido no mundo todo. Tanto que é matéria prima de remédios para atenuar sintomas de gripes e resfriados. Da mesma forma que os nativos australianos faziam!
Esses efeitos são graças ao eucaliptol, o composto orgânico natural do óleo essencial de eucalipto. Pesquisas indicam que ele tem efeitos contra fungos e bactérias, especialmente aquelas que causam danos ao sistema respiratório. Na aromaterapia, é conhecido por uma fragrância que promove relaxamento.
Por conta de tudo isso, tem diversos usos, como:
- Óleo de massagem: você pode associá-lo com alguma substância natural, como o azeite de oliva, por exemplo, criando um óleo de massagem totalmente natural e relaxante.
- Combate dores: pelo mesmo motivo, pode aliviar dores musculares. Lembre-se, como citado no caso anterior, de sempre utilizá-lo dissolvido em algum óleo natural, para evitar possíveis reações da pele. O óleo de coco é também uma boa opção de veículo para diluição.
- Vapor de banho: coloque um pouco de óleo essencial de eucalipto no chão do box quando for tomar banho.O vapor do chuveiro em contato com o óleo vai promover uma vaporização aromática e relaxante.
- Sabonete e limpeza: como tem ação antibacteriana, é uma boa opção para higienização e limpeza de ambientes sem utilização de químicos artificiais e nocivos.
Quando for adquirir um pouco desse óleo essencial, procure por uma loja especializada. Eles também terão indicações interessantes de formas de uso, bem como dicas de como fazê-lo da maneira correta. Agora, se você quiser se livrar dos mosquitos durante o verão, confira a receita abaixo…
Receita: repelente natural de óleo essencial de eucalipto citriodora
Este repelente é feito com um tipo específico de óleo, o óleo essencial de eucalipto citriodora. Em comparação com o DEET, o mais popular repelente industrializado de insetos, ele não tem efeitos negativos por ser totalmente natural.
Use o óleo puro a 10% e misture com algum veículo carreador oleoso, como azeite de oliva ou óleo de coco.
Dicas:
- Coloque em um frasco que tenha tampa com bocal de spray para fácil aplicação.
- Use 10% do óleo de eucalipto com 90% do seu óleo veículo carreador.
- Agite o frasco antes de usar.
- Pulverize na pele
- Conserve-o em lugar fresco e abrigado do sol.
- Não use na área dos olhos
Cuidados:
- Não deve ser usado via oral, somente na pele.
- Pode apresentar leves irritações dos olhos e raramente irritação de pele.
- Aconselho sempre experimentar numa pequena região do corpo para descartar qualquer sensibilidade ao produto.
- Gestantes devem usar com cuidado.
Aproveite e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Barr, A., Chapman, J., Smith, N., Beveridge, M., TraditionalBush Medicines, An Aboriginal Pharmacopoeia, Greenhouse Publications, pp.116–117, 1988.
- Low, T., Bush Medicine, A Pharmacopeia of Natural Remedies,Angus & Robertson, p. 85, 1990.
- Salari, M. H.; Amine, G.; Shirazi, M. H.; Hafezi, R.; Mohammadypour, M. (2006). “Antibacterial effects of Eucalyptus globulus leaf extract onpathogenic bacteria isolated from specimens of patients with respiratory tractdisorders”. Clinical Microbiology and Infection.
- Hong, CZ; Shellock, FG (1991). “Effects of a topicallyapplied counterirritant (Eucalyptamint) on cutaneous blood flow and on skin and muscle temperatures. A placebo-controlled study”. American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation. 70 (1): 29–33.
- https://drrondo.com/receitas-naturais-beleza-azeite/