O óleo essencial de citronela é um dos óleos essenciais mais conhecidos. Sua fama se deve ao seu alto poder como repelente de insetos, algo que é realmente necessário no tempo do calor. Ele é obtido a partir da destilação a vapor das folhas das plantas do gênero Cymbopogon, tanto da Cymbopogon nardus quanto da Cymbopogon winterianus.
Diversos estudos já comprovaram a eficiência do óleo essencial de citronela para afastar mosquitos. Uma pesquisa de 2011, por exemplo, avaliou 11 trabalhos científicos sobre o a eficácia do óleo, encontrando resultados interessantes.
Eles concluíram que o tempo de duração do efeito repelente deste óleo, quando combinado com a vanilina, é de 3 horas. Trata-se de uma proteção comparável aos repelentes com DEET, mas sem os efeitos colaterais que esse químico pode lhe trazer.
Como fazer seu próprio repelente com o óleo essencial de citronela
Para dar um chega pra lá nos mosquitos, você pode misturar o óleo essencial de citronela com o óleo de coco. Após isso, passe na pele para espantar os bichinhos inconvenientes.
Atenção: essa diluição é muito importante para evitar irritação. Outra opção é usar o óleo de eucalipto citriodora. Clique aqui para ver outro post especial com a receita desse repelente. Há também repelentes naturais feitos com esses óleos que você pode adquirir em casas especializadas. Apenas fique atento à composição, certificando-se de que é uma forma realmente natural.
Outros usos do óleo essencial de citronela
Na aromaterapia – o óleo essencial de citronela é muito usado na aromaterapia para prevenir e tratar febres, resfriados e dores de cabeça. Nesse caso, pode ser usado um difusor ou velas feitas com citronela.
Para mordidas de insetos – não usou o óleo preventivamente e acabou sendo picado pelos insetos? Ainda assim ele pode ajudar. Suas propriedades antimicrobianas são excelentes para atenuar a irritação da mordida e ajudar na recuperação da sua pele. Use diluído em óleo de coco.
Contra micro-organismos – os compostos presentes neste óleo essencial são fantásticos contra micro-organismos nocivos. Além de lhe proteger os mosquitos, ele também manterá longe certas bactérias e fungos que poderiam lhe causar problemas.
Como óleo de massagem – massagens com o óleo essencial de citronela podem aliviar dores nas articulações, como aquelas causadas pela artrite. Nesse caso, novamente lembre-se de diluir em um óleo carreador, com o óleo de coco.
Pronto! Agora você está preparado para enfrentar os mosquitos e aproveitar os outros benefícios deste fantástico óleo essencial. Cuide-se e Supersaúde!
Ficha técnica:
Nomes científicos: Cymbopogon nardus eCymbopogon winterianus
Para que serve: Espantar insetos e tratar a pele picada; tratar febres, resfriados e dores de cabeça; aliviar dores articulares.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: 20 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo;
Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Anand Akhila, Essential Oil-Bearing Grasses: The genus Cymbopogon, pp.151-152.
- Tropical Medicine & International Health, April 2011;16(7)
- https://drrondo.com/oleo-de-eucalipto-citriodora-faca-seu-proprio-repelente-natural/
- https://drrondo.com/pesticidas-em-spray-podem-induzir-cancer-em-criancas/