O alecrim é realmente uma erva fantástica para vários aspectos da sua saúde e, da mesma forma, o óleo essencial feito com a erva, de nome científico Rosmarinus officinalis, pode te ajudar e muito.
Ele é feito a partir das flores do alecrim por processo de destilação a vapor. Contém compostos químicos como a-pineno, borneol, b-pineno, cânfora, acetato de bornil, canfeno, 1,8-cineol e limoneno.
Esses são somente alguns, pois estima-se que haja mais de 30 compostos nesse incrível óleo. E como eles atuam no seu organismo?
1 – Redução do estresse
Segundo um estudo de 2007, o aroma do óleo essencial de alecrim pode reduzir o estresse. Os pesquisadores observaram voluntários que se expuseram ao aroma por 5 minutos e depois fizeram testes em suas salivas.
Eles constataram que os participantes do estudo tinham níveis reduzidos de cortisol na saliva. Esse é o hormônio relacionado ao estresse – e tal redução significa diminuição de risco de estresse crônico. Os mesmos benefícios foram encontrados no óleo essencial de lavanda.
2 – Ação antioxidante
No mesmo estudo, os voluntários receberam também massagens com o óleo essencial de alecrim. Após o procedimento — massagens e exposição ao aroma do óleo —, houve aumento no combate aos radicais livres, que são grandes causadores das doenças do mundo moderno.
3 – Apoia pacientes com Alzheimer
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Tottori, no Japão, e publicado em 2009, avaliou o tratamento através da aromaterapia com o uso de óleos essenciais, entre eles o de alecrim, para pacientes com Alzheimer.
Os testes foram feitos por um período de 28 dias sem o uso e 28 dias com o uso dos óleos essenciais de alecrim e limão pela manhã e lavanda e laranja pela noite.
Os estudiosos concluíram que a aromaterapia é um tratamento não farmacológico eficaz para a demência, uma vez que apresentou potencial para melhorar a função cognitiva, especialmente em pacientes com Alzheimer.
4 – Melhora do humor e memória
Outro estudo, de 2003, analisou participantes expostos ao aroma do óleo essencial de alecrim com relação às respostas do cérebro. Comparados ao grupo de controle, eles tiveram melhoras em testes de memória. Também houve melhora no humor.
5 – Auxílio para quedas de pressão
O óleo essencial de alecrim é uma ótima opção para quem sofre com a pressão baixa, sobretudo em momentos de crise. Isso ocorre porque o alecrim tem efeito vasodilatador, além de otimizar a circulação periférica. Nos casos de crise, basta inalar um pouco do óleo essencial para reanimar a pressão.
Esse efeito de aumento da pressão foi constatado inclusive por um estudo espanhol de 2014, publicado no Journal of Ethnopharmacology. O uso do óleo essencial de alecrim foi acompanhado em 32 pacientes hipotensos por 72 semanas, com melhoras significativas na qualidade de vida de todos eles.
Cuidados no uso do óleo essencial de alecrim
Embora seja feito com uma erva que usamos normalmente na culinária, a ingestão do óleo essencial não é indicada, já que se trata de um produto concentrado. Além disso, grávidas e lactantes devem evitá-lo, assim como pessoas que estejam fazendo tratamento homeopático. Use apenas depois de conversar com o seu médico, e procure por locais sérios para adquirir seu óleo essencial.
Ficha técnica:
Nome científico: Rosmarinus officinalis
Para que serve: Redução do estresse, melhora do humor e da memória e combate aos radicais livres
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Banhos: Em média 15 a 20 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Chemistry of Natural Compounds January 2004, 40(1):28-9
- Psychiatry Research February 2007, 150(1):89-96
- Int J Neurosci. 2003 Jan;113(1):15-38.
- Psychogeriatrics December 2009, 9(4):173-9
- Refreshing Rosemary Oil. Mercola.com. 16 jun. 2016
- https://drrondo.com/ja-conhecia-estes-beneficios-secretos-do-alecrim