Já faz algum tempo que os cigarros eletrônicos apareceram, e com eles, a promessa de um “fumar sem riscos”.
A diferença desses produtos para o cigarro convencional é que, neste último, a pessoa inala a fumaça, enquanto a versão eletrônica gera uma espécie de vapor.
Outro possível “benefício”, se é que podemos usar esse termo, é que ele substituiria o hábito do cigarro ao reproduzir o ritual físico e social do fumante.
A ciência também ficou curiosa para saber se o “e-cigarette” realmente comprimiria o prometido.
Mas quando as pesquisas começaram…
Logo se notou que esses produtos também promoviam riscos à saúde!
E a coisa não melhora nada para os cigarros eletrônicos…
Mais e mais estudos demonstram riscos potenciais do uso.
E o pior, ao invés de serem usados por quem quer parar de fumar, eles estão estimulando pessoas que não fumavam a começarem – até mesmo adolescentes!
É muito preocupante!
Cigarro eletrônico prejudicando a sua mente
A pesquisa da vez relaciona o uso desses cigarros a dificuldades mentais.
Já se suspeitava disso, mas os cientistas da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, são os primeiros a confirmarem a suposição.
Eles avaliaram as respostas de 18 mil adolescentes em idade escolar e de 886 mil adultos a pesquisas de avalição de riscos e combate ao fumo no país.
Nesses questionários, os participantes respondiam não apenas sobre seus hábitos de fumar (cigarro eletrônico ou comum), mas também sobre como andavam sua memória, atenção e função mental.
Em ambos os casos, concluiu-se que os que fumavam apresentavam algum tipo de confusão ou disfunção mental.
E tanto faz se o cigarro era o convencional ou o eletrônico. O fog mental foi encontrado em todos, inclusive naqueles que usavam exclusivamente o e-cigarette.
O estudo mostrou uma realidade ainda mais estarrecedora: há crianças começando a usar cigarros eletrônicos, entre os 8 e 13 anos de idade.
E esses eram os que mais relatavam alguma dificuldade de atenção, memorização ou confusão mental!
Não é a primeira vez que um estudo mostra isso. A FDA, órgão regulador dos Estados Unidos, já havia alertado para uma verdadeira “epidemia” de jovens fumantes de cigarros eletrônicos.
É a conhecida “porta de entrada”, seja para o cigarro comum ou outras drogas.
E nesse caso, como se tem notado, mesmo ficar só no e-cigarette já traz problemas.
O cigarro eletrônico e seus pulmões
Outra questão importante é o prejuízo aos pulmões. Muitos usuários de e-cigarettes ainda acreditam que eles não causam danos a esse órgão.
Mas estão enganados…
Uma análise feita pela Mayo Clinic e publicada no The New England Journal of Medicine mostrou que esses “e-fumantes” apresentavam lesões químicas diretas em seus pulmões.
Isso é algo que acontece quando se inala algum vapor venenoso ou outros agentes tóxicos…
Os culpados, segundo o estudo, são os subprodutos gerados na vaporização do cigarro eletrônico.
Vamos ter atenção!
1 – Não caia no conto de que o cigarro eletrônico é “menos pior”. Todo cigarro é ruim para sua saúde.
2 – Oriente os mais jovens da família quanto a esse problema. Quanto mais cedo você conversar com as crianças sobre os malefícios do cigarro, melhor. E no mundo moderno, devemos incluir no assunto também os cigarros eletrônicos.
3 – Se você está usando o e-cigarette para largar os cigarros comuns, tenha consciência dos riscos. O ideal é não substituir um pelo outro, mas tentar aos poucos parar com ambos.
Quer uma ajuda natural para largar o vício? Então clique aqui e veja algumas dicas que podem ajudar.
Cuide-se e vamos acabar com esse hábito nocivo.
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Xie C, Xie Z, Li D. Association of electronic cigarette use with self-reported difficulty concentrating, remembering, or making decisions in US youth. Tobacco Induced Diseases. 2020;18(December):106. doi:10.18332/tid/130925.
- Soneji, S. S., Knutzen, K. E., & Villanti, A. C. (2019). Use of Flavored E-Cigarettes Among Adolescents, Young Adults, and Older Adults: Findings From the Population Assessment for Tobacco and Health Study. Public Health Reports.
- New studies suggest vaping could cloud your thoughts. Eurekalert, 28 dec. 2020.