Quando o assunto é parar de fumar, muita gente diz que tenta, mas já tem aquela desculpa pronta: “já fumei até agora, de que adianta parar?” Eles simplesmente acham que é tarde demais, eque como fumaram durante toda uma vida, largar o cigarro não faria grande diferença… Que engano!
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos analisou idosos acima dos 70 anos. Parte deles era ex-fumante, enquanto uma porcentagem ainda fumava. Eles analisaram a intensidade com que essas pessoas fumavam, quando começaram e quando pararam, no caso das que deixaram de fumar.
É claro que alguns dados esperados foram confirmados: aqueles que começaram a fumar mais tarde, tinham menos risco de morte. E quando mais cedo largavam o cigarro, menor também esse risco. Mas, agora, o dado interessante…
Mesmo aqueles que deixaram o vício por volta dos 60 anos de idade tiveram menor mortalidade depois dos 70. Ou seja, parar de fumar, a qualquer momento, sempre é uma boa ideia.
Então, ainda que você pense que é tarde para isso, saiba que faz toda a diferença se quer viver mais alguns anos… E imagino que seja o seu caso!
Dicas para parar de fumar
Algumas dicas que já comentei por aqui e que podem ajudar quem deseja parar de fumar são:
1) Em primeiro lugar, ficar saudável. Isso torna mais fácil parar de fumar.
2) Segundo estudos, pessoas que começaram a fazer exercício regularmente dobram as chances de sucesso emparar de fumar. Associe o programa supra-aeróbico, alongamento, pilates e musculação.
3) Alimentação saudável é outro ponto importante, siga o programa do tipo metabólico para saber tudo que é mais adequado para você. Com essas medidas adotadas, aí sim é hora de deixar de fumar.
4) O estresse oxidativo causado pelo cigarro é enorme, portanto a estratégia antioxidante é fundamental. Converse com seu médico sobre a possibilidade de agregar ao seu dia a dia alguns desses suplementos:
- Astaxantina – é um super antioxidante natural que melhora a performance muscular e a recuperação física, reduz inflamações, dores musculares e articulares após exercícios vigorosos, aumenta força e resistência.
- Vitamina E – o uso em ex-fumantes melhora a função vascular, pois segundo estudo, indivíduos que usaram vitamina E tiveram 54% a mais de melhora das funções vasculares,comparado com quem não usou.
- 5 hidroxitriptofano (5HTP) – o tabagismo reduz a serotonina, portanto, usar um precursor da serotonina ajuda muito nesses sinais de retirada. Então, a suplementação de 5hidroxitriptofano (5 HTP), que é o precursor da serotonina, pode ser efetiva.
- Glutationa – poderoso antioxidante endógeno, protege e ajuda na reparação do pulmão contra os danos oxidativos do cigarro. Outra opção é o uso do aminoácido L-Cisteina, que vai aumentar os níveis de glutationa.
A ciência está ao seu lado: ela informa que parar de fumar a qualquer momento traz benefícios e também indica o que pode lhe ajudar. Agora é com você!
–
Referências bibliográficas:
- Cigarette Smoking and Mortality in Adults Aged 70 Years and Older: Results From the NIH-AARP Cohort. Am J Prev Med. 2017 Mar;52(3):276-283.
- Centers for Disease Control and Prev, Chemicals in Tobacco Smoke
- American Journal of Epidemiology, 1992;135(10):1083-1092.
- The Lancet, May 23, 1992;339:1268-1278.
- Annals of Allergy, December 1993;71:495-502
- Int J Environ Res Public Health. 2009 February; 6(2):558-567
- Nicotine and Tobacco Research, 2011, 13(8), 756-760
- Nicotine & Tobacco Research October 9, 2014