Como já comentei diversas vezes, a “epidemia” de uso indiscriminado de antibióticos é um dos grandes perigos atuais. E isso vale tanto para a saúde das pessoas quanto para nosso meio ambiente!
Quando se toma esse tipo de remédio desnecessariamente ou de forma errada, acaba-se selecionando as bactérias mais fortes. Aquelas que resistem vão se reproduzindo e criando novas gerações de bactérias resistentes. Um verdadeiro risco!
Além disso, o confinamento de animais para produção de carne, leite e ovos é outra questão importante. Para viverem nessas condições não naturais, eles são bombardeados com doses de antibióticos. É algo que vai para o ambiente e para nossos organismos.
Nesse ponto, é como se recebêssemos também pequenas doses indiretamente, causando aos poucos os mesmos efeitos de resistência. Será que estamos perdidos?
Resistência a antibióticos: o conhecimento é o caminho
Só fato de você estar lendo este texto já mostra a principal forma de combatermos o problema: a informação! Agora que você já sabe de tudo isso, provavelmente vai evitar o uso indiscriminado e consumir produtos de animais criados livres pastoreando.
Quer mais uma prova de como a informação pode virar o jogo? Um estudo feito em dois estados americanos, envolvendo 9 hospitais e emergências, analisou os efeitos de informar médicos e pacientes sobre o uso correto de antibióticos.
Nesses locais foram promovidas diferentes abordagens. Em primeiro lugar, foi distribuído material educativo sobre o uso e prescrição desse tipo de remédio. Além disso, os médicos passaram a receber feedback sobre suas receitas, com dados estatísticos sobre receituário de antibióticos.
De acordo com Larissa May, professora de medicina de emergência da UC Davis Health e autora do estudo:
“Descobrimos que a educação com um representante local reduziu o uso inapropriado de antibióticos em um terço da população. Nosso estudo mostra que essa abordagem relativamente simples pode nos levar a um uso inapropriado quase zero de antibióticos para infecções respiratórias agudas”.
Vamos ter atenção aos medicamentos!
Ficou claro neste estudo o poder de uma boa informação e educação! Redução de um terço é algo realmente fantástico! Então, se você conhece algum amigo que sempre toma antibióticos por conta própria, compartilhe com ele este texto.
E para saber mais informações sobre a resistência aos antibióticos, clique aqui. Há vários artigos falando sobre o assunto e como se prevenir, inclusive mudando sua alimentação para melhor.
É nosso dever informar ao maior número possível de pessoas. Nosso futuro depende disso. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/fim-era-antibioticos/
- https://drrondo.com/antibioticos-para-criancas-com-tosse-cuidado/
- https://drrondo.com/resistencia-a-antibioticos-pior-do-que-se-pensava/
- New approaches cut inappropriate antibiotic use by over 30%. Eurekalert. 19. Jun. 2019.
- Academic Emergency Medicine 2019; 00: 1– 13.