Falta de Tratamento é o Maior Problema da Menopausa Masculina
Você sabia que um em cada dez homens sofre com a baixa de testosterona? Com certeza você conhece alguém que está nessa estatística! Para piorar um pouco mais, a Síndrome de Deficiência de Testosterona (SDT) está longe de ser uma das maiores preocupações dos clínicos gerais. O que é um absurdo!
Esse índice é ainda pior em casos diagnosticados de diabetes, uma vez que homens com baixa testosterona têm maior dificuldade em eliminar o açúcar do organismo acarretando, assim, o aparecimento de várias doenças.
Pensando no baixo índice de pessoas que recebem o devido tratamento, listamos alguns sintomas provocados pela queda excessiva de testosterona para que você possa se alertar e não correr o risco de fazer parte da estatística de “um em dez”. São eles:
· Ganho de peso, especialmente em volta da cintura;
· Perda de pelos corporais;
· Mudanças bruscas de humor e irritabilidade;
· Depressão;
· Calores súbitos;
· Fadiga;
· Redução de massa muscular;
· Disfunção erétil (sinal também de problemas cardiovasculares);
· Perda de apetite sexual;
· Turvação mental.
Se você identificou um ou mais desses sintomas procure imediatamente o seu urologista. Agora, mesmo que você não sofra de nenhum deles, peça ao seu médico que faça um exame mais detalhado e previna-se. A sua saúde deve estar em primeiro lugar
Referências bibliográficas:
– Libido Decline May Signal Low Testosterone,” Bates, Betsy, Family Practice News, July 15, 1997;40.
– Low Testosterone Is Associated With Decreased Function and Increased Mortality Risk: A Preliminary Study in Men in a Geriatric Rehabilitation Unit,” Shores MM, Moceri VM, et al, J Am Geriatr Soc, December 2004;52(12):2077-2081
– Testosterone and Behavior,” Morley JE, Clin Geriat Med, 2003;19:605-616.