Bom, com certeza você já ouviu por aí praticamente tudo sobre os malefícios do cigarro.
Por isso, tenho uma boa e uma má notícia.
A boa é que você está se conscientizando e talvez já saiba bastante sobre os problemas de fumar. E se ainda fuma, não é por falta de informação.
A má notícia (pelo menos para os fumantes) é que a cada dia as pesquisas descobrem novos problemas relacionados ao cigarro.
É isso mesmo… O hábito de fumar parece um poço sem fundo de malefícios para a saúde, e quanto mais se olha… Mais se encontra!
Especialmente se você é uma mulher fumante, vai querer saber o que tenho pra te contar hoje.
E talvez finalmente isso te convença da importância de tentar parar.
O alerta cerebral para mulheres que fumam
Uma pesquisa recente, divulgada pelo The Translational Genomics Research Institute, avaliou 70 mil pessoas de todo o mundo.
Os voluntários foram submetidos a testes cognitivos, e devido ao grande número de indivíduos envolvidos, foi possível entender melhor as diferenças para cada sexo.
Os pesquisadores conseguiram descobrir quais os maiores riscos para a saúde masculina e feminina.
No caso dos homens, a saúde cardiovascular era um dos maiores fatores de risco para perda de memória e doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Mas para você que é mulher, além desses problemas, há outro fator importante que que pode levar embora suas memórias preciosas: o cigarro.
O hábito de fumar, segundo o estudo, está ligado a redução da função de aprendizagem e memória em mulheres.
E se você acha que isso só vai acontecer com a chegada da idade, está enganada.
Os efeitos já começam quando você ainda nem espera por eles, conforme comenta o Dr. Matt Huentelman, professor de Neurogenômica e autor principal do estudo:
“Esses resultados sugerem que o tabagismo e as doenças cardiovasculares impactam o aprendizado verbal e a memória durante a vida adulta, começando já aos 18 anos”.
Então, se você já tinha vários motivos para parar de fumar… Agora tem mais um!
Dicas para conseguir largar o cigarro
1 – Foque em ficar saudável primeiro.
2 – Pratique exercícios físicos, pois os estudos mostram que pessoas que se exercitam tem o dobro de chance de conseguir parar de fumar.
3 – Melhore sua alimentação e normalize seus níveis de vitaminas e minerais.
4 – Adote uma estratégia antioxidante, usando suplementos que combatam o estresse oxidativo causado pelo cigarro. Alguns exemplos são a vitamina E e a astaxantina.
Para ver uma lista completa desses suplementos e mais detalhes sobre como inibir o seu desejo pelo cigarro, clique aqui e confira um artigo especial sobre o assunto.
Pesquisas já confirmaram que nunca é tarde para parar de fumar. Em qualquer fase da vida você colherá benefícios dessa decisão.
Com força de vontade é possível se livrar desse vício.
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- C. R. Lewis, J. S. Talboom, M. D. De Both, A. M. Schmidt, M. A. Naymik, A. K. Håberg, T. Rundek, B. E. Levin, S. Hoscheidt, Y. Bolla, R. D. Brinton, M. Hay, C. A. Barnes, E. Glisky, L. Ryan, M. J. Huentelman. Smoking is associated with impaired verbal learning and memory performance in women more than men. Scientific Reports, 2021; 11 (1) DOI: 10.1038/s41598-021-88923-z.
- The Translational Genomics Research Institute. “Study of 70,000 individuals links dementia to smoking and cardiovascular disease: Significantly, women impaired more by smoking; men impaired more by cardiovascular disease.” ScienceDaily. ScienceDaily, 13 May 2021.
- Que tal Usar a Quarentena para Finalmente Parar de Fumar? – www.DrRondo.com
- Nunca é Tarde: Parar de Fumar em Qualquer Idade Reduz seu Risco de Morrer – www.DrRondo.com
- Como Parar de Fumar: Inibindo o desejo pelo cigarro – www.DrRondo.com