É impressionante como o óleo de coco é uma fonte inesgotável de novidades. Quando pensamos que os benefícios encontrados já estão esgotados, acabamos por descobrir novas possibilidades para a melhora da saúde através dele.
Você sabia, por exemplo, que o uso do óleo de coco ajuda a dissolver cálculos vesicais? Isso é possível graças aos ácidos graxos caprílico e caproico que dissolvem os cálculos em humanos. Essa forma segura foi comprovada pela Clínica Mayo e pela University of Wisconsin Hospital.
Outra descoberta tem a ver com a prevenção do câncer. Estudos feitos com animais que continham diferentes tipos de gordura que pudessem influenciar na formação da doença demonstraram que aqueles que receberam o óleo de coco tiveram seus organismos 10 vezes mais protegidos do que aqueles que receberam óleo de milho, por exemplo. Nenhum animal alimentado com óleo de coco desenvolveu a doença.
O óleo de coco possui também um efeito alcalinizante em nosso corpo, principalmente pela resistência à oxidação e por ajudar na neutralização de radicais livres que têm ação alcalinizante. Além disso, permite uma maior assimilação de cálcio e magnésio.
Os óleos poli-insaturados (milho, soja e canola) podem sofrer efeito oxidativo além de apresentarem efeito acidificante que está ligado com o aparecimento das principais doenças crônicas como câncer, aterosclerose, artrite, psoríase, fibromialgia entre outros problemas degenerativos.
[divider]
Referências Bibliográficas:
– Livro Emagreça e Apareça – Dr. Wilson Rondó Jr.
– Int J Food Sci Nutr. 1996; 47(3):233-261