Apesar da fobia de gordura em sua cabeça, que te faz achar que sua ingesta pode fazer ganhar peso e ser perigosa para a saúde, os estudos mostram exatamente o oposto. É o que tenho dito a anos para quem quer queimar gordura…
Para comprovar isso, veja o resultado desse grande estudo recente, realizado pela Urban Rural Epidemiology (PURE) com mais de 135.000 pessoas por 7 anos. Resultados mostraram:
- Dietas com alto teor de carboidratos, e não de gordura, aumentaram o risco de morte em 28%.
- Maior ingesta de gordura foi associada a um risco 23% menor de morte.
- Consumo de gordura não foi associada a mais ataques cardíacos ou mais mortes por doença cardíaca.
- Mais gordura saturada foi associada a um risco 21% menor de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Nem toda gordura corporal é prejudicial: uma delas até ajuda a queimar gordura
Nós temos no nosso corpo dois tipos de gordura – branca e marrom.
– Gordura branca se acumula sob a pele quando você ingere muitas calorias. Ele também se acumula em torno de seus órgãos internos para protegê-los e isolá-los, mas em excesso, ela se torna uma gordura “visceral” perigosa.
Mas a gordura marrom é muito mais ativa que a gordura branca.
– Gordura marrom contém alta concentração de mitocôndrias, suas usinas de energia celular que geram calor e o fazem queimar gordura. Isso ajuda a regular a sua temperatura corpórea com as mudanças térmicas externas. Nós nascemos com esse tipo de gordura e vamos perdendo-a com o passar do tempo, sendo substituída pela gordura branca que é muito menos ativa.
Dependendo do seu tipo de dieta e atividade física, é possível manter uma certa concentração de gordura marrom mesmo adulto. Com isso, é possível uma melhor regulação do seu peso corporal.
Isso está bem claro nos estudos como:
– Pesquisa publicada no prestigiado New England Journalof Medicine, aonde os pesquisadores revisaram tomografia computadorizada de 1.972 adultos. Eles descobriram que quanto mais gordura marrom você tem, mais protegido você é contra a obesidade.
– Outro estudo, publicado no Journal of Clinical Investigation, descobriu que a gordura marrom pode queimar pelo menos cinco vezes mais energia armazenada que outras gorduras.
E a boa notícia é que você pode produzir mais gordura marrom ou ativá-la para queimar gordura e calorias.
Veja como:
– Ingerir mais gordura boa.
Consumir pouca gordura ou os tipos errados de gorduras podem reduzir sua atividade de gordura marrom. Enfatize carne vermelha, órgãos, laticínios, aves e ovos de animais criados a pasto.
Além disso, os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a atividade da gordura marrom.Você não os produz, então tem que receber por dieta. Consuma salmão selvagem e atum.
– Alimentos termogênicos.
Aumente seu metabolismo com alimentos termogênicos como chá verde, café preto, gengibre e alho.A Capsaicina é um composto ativo das pimentas quentes, que aumenta queima de gordura.
– Melatonina.
Esse hormônio também ativa a gordura marrom… Um estudo publicado no Journal of Pineal Research descobriu que ratos que tinham mais melatonina também tinham mais gordura marrom e queimavam mais calorias. A literatura sugere tomar 3 mg por dia 20 minutos antes de dormir.
Então, se você quer queimar gordura, fique atento a essas dicas. Eu sei que é algo diferente do que te dizem por aí… Mas é o que a ciência tem comprovado! Mude seus hábitos e você verá os resultados!
–
Referências bibliográficas:
- Diabetes. 2009;58(7): 1526-1531
- N Engl J Med. 2009;360(15):1509-1517
- J Clin Invest. 20121; 122(2): 486–489
- J Pineal Res. 2013;55(4):416-423
- J Agric Food Chem. 2013;61(4):913-919.
- Scientific American. July 15, 2014
- The Lancet udy.” 2017.4;390(10107):2050-2062