Você com certeza já ouviu muitos conselhos sobre o sedentarismo. Nós evoluímos nos movimentando na natureza, e quando ficamos parados – como ocorre bastante no mundo moderno – tendemos a ter problemas de saúde. Passamos longas horas sentados na cadeira trabalhando, e mesmo nas profissões que exigem algum tipo de esforço físico, nem sempre ele é o necessário.
Agora, se você é do “time dos sentados”, tenho uma notícia ruim e outra boa para lhe dar…
A notícia ruim
Bom, vamos começar pelo pior para depois amenizarmos a situação. A notícia ruim é que um estudo recente concluiu que quanto mais tempo você passa sentado, mais aumenta seu risco de câncer.
Eu sei que ninguém gosta de ouvir esse tipo de coisa e que é algo que pode gerar certa preocupação. Mas precisamos nos conscientizar! Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.
Eles pediram para cerca de 8 mil pessoas, que não tinham câncer, usarem um acelerômetro preso ao quadril por uma semana. O objetivo do aparelho era medir a intensidade com a qual essas pessoas se movimentavam.
Esses dados foram coletados, e as pessoas prosseguiram em observação. De todas elas, depois de 5 anos, 268 morreram de câncer. Diante disso, a pesquisa checou os dados e descobriu que o sedentarismo estava diretamente associado a esses casos.
Ou seja: quanto mais tempo parados, maior o risco de câncer – inclusive de MORRER por causa dele! De fato, algo bem preocupante, ainda mais se levarmos em conta nossa rotina tão propensa à falta de exercícios. Mas nem tudo são más notícias…
A boa notícia
A parte boa é que esses resultados deram também uma ideia do que se pode fazer como forma de prevenção. E nem é tanto assim… O estudo demonstrou que a prática de atividades físicas, sejam elas de intensidade leve, moderada ou intensa, atuam como protetoras.
Você não precisa se tornar um atleta olímpico para se proteger do câncer. É claro que aumentar a intensidade das atividades traz outros benefícios de saúde e emagrecimento, sendo algo totalmente recomendável. Mas o que a pesquisa indica é que até mudanças de hábito simples podem ajudar.
Conforme comenta o Dr. Susan Gilchrist, principal autora do estudo, é hora de levantar da cadeira:
“As conversas com meus pacientes sempre começam com o motivo pelo qual eles não têm tempo para se exercitar. Eu digo para eles considerarem ficar em pé por 5 minutos a cada hora no trabalho ou subir as escadas em vez do elevador. Pode não parecer muito, mas este estudo diz que mesmo atividades leves trazem benefícios de proteção contra o câncer.
Nossas descobertas reforçam que é importante ‘sentar menos e se mover mais’ e que incorporar 30 minutos de movimento em sua vida diária pode ajudar a reduzir o risco de morte por câncer”.
20 minutos que podem salvar sua vida
Agora, e se eu te disser que você pode se exercitar de maneira intensa em apenas 20 minutos? Pois é isso mesmo. Como vimos, levantar-se da cadeira já ajuda, mas é possível fazer muito mais em pouco tempo!
Estou falando do treino supra-aeróbico, que eu apresento no meu livro 20 Minutos e Emagreça. É um HIIT que, além de proteger contra o câncer, promove:
- Aumento da produção do hormônio do crescimento
- Emagrecimento
- Ganho de massa magra
- Pulmões mais saudáveis
- Melhora do desempenho sexual
- Melhora da saúde cardíaca
- Redução de rugas
Tudo isso em apenas 20 minutos! Duvida? Então comece agora e veja os resultados. Clicando aqui você será redirecionado para outro artigo onde explico o passo a passo. O treinamento supra-aeróbico é mais um caminho para uma Supersaúde! Aproveite!
–
Referências bibliográficas:
- Susan C. Gilchrist, Virginia J. Howard, Tomi Akinyemiju, Suzanne E. Judd, Mary Cushman, Steven P. Hooker, Keith M. Diaz. Association of Sedentary Behavior With Cancer Mortality in Middle-aged and Older US Adults. JAMA Oncology, 2020; DOI: 10.1001/jamaoncol.2020.2045.
- University of Texas M. D. Anderson Cancer Center. “Sedentary behavior independently predicts cancer mortality: Replacing sitting time with 30 minutes of activity associated with lower risk of cancer death.” ScienceDaily. ScienceDaily, 18 June 2020.
- Corridas de Longa Distância podem estar Prejudicando sua Saúde! – www.DrRondo.com
- 20 Minutos e um Cérebro Melhor – www.DrRondo.com