O leite de magnésia é um laxativo bem conhecido, sendo o primeiro elemento de uso no tratamento de constipação intestinal.
Como uma boa parcela da população apresenta problemas de trânsito intestinal – pelo fato de ingerir uma alimentação extremamente refinada, industrializada e cheia de açúcares somados a pouca ingesta de fibras – usa- muito esse tipo de produto para tratar constipação.
O problema é que assim o seu corpo tende a ficar dependente de laxativos, ou irritantes intestinais, causando uma redução de habilidade do cólon se contrair e ter o seu movimento normal. Pode até haver lesão da inervação intestinal, músculos e outros tecidos próximos.
Quero que você entenda o que é o leite de magnésia e como pode ser usado adequadamente nessas condições. Mas, além disso, há outra finalidade que entendo ser a mais econômica, segura e eficiente que é como desodorante.
O que é o leite de magnésia?
O leite de magnésia nada mais é do que hidróxido de magnésio, cuja aparência se assemelha ao leite. Tanto é que ficou conhecido como leite de magnésia.
Age através de uma função osmótica atraindo água para os intestinos, permitindo que as fezes passem mais facilmente. Procure uma marca que não tenha corantes artificiais e que seja a mais pura possível.
Benefícios para a saúde digestiva do leite de magnésia
- Alivia a constipação e incontinência fecal
- Ajuda a acabar com a flatulência
- Tem ação antiácida a nível estomacal, reduzindo aliviando os sintomas de azia e indigestão.
- Pode ser usado para a pele oleosa e como um tratamento de acne.
- Limpeza de feridas: erupções cutâneas e aftas.
- Desodorante: o leite de magnésia possui propriedades antibacterianas que dificultam a prosperidade das bactérias causadoras de odor.
Níveis de Dosagem de Leite de Magnésia
Para efeitos laxantes, use de 2 a 4 colheres de sopa, uma vez por dia, de preferência antes de dormir. Em seguida, ingerir mais um copo cheio de água.
Sua ação a nível intestinal deve ocorrer dentro de meia hora até seis horas após a ingestão. Para abordar a indigestão, use 1 a 3 colheres de chá, até quatro vezes por dia.
Para tratar a pele oleosa e ou acne, aplicar em pequenas quantidades. Ele pode reduzir a inflamação provocada pela acne e auxiliar na cicatrização da pele.
No uso como desodorante, colocar o produto em um recipiente com borrifador e aplicar nas axilas.
Efeitos secundários do leite de magnésia
- Diarreia
- Náusea
- Vômito
- Sangramento retal
- Dores de estômago
- Reações alérgicas
Interação medicamentosa
Pode interagir com outros medicamentos como:
- Digoxina: (Digox ou Lanaxin)
- Antibióticos: Tetraciclina (doxiciclina, minociclina)
- Quinolona: (ciprofloxacina, levofloxacina)
- Antifúngicos: (ketoconazol, itraconazol)
Sabendo utilizá-lo, o leite de magnésia pode te ajudar de várias formas. Além de ser um item barato e fácil de encontrar!
Referências bibliográficas:
- Arch Dermatol Res. 2014 Oct;306(8):701-10
- Journal of Medical Case Reports February 10, 2014
- The Health Site, September 29, 2015
- News Max Health, May 29, 2015
- Everyday Health, December 4, 2014