Você já deve ter ouvido por aí muita gente falando para evitar os laticínios. O que é preciso ficar claro é que, embora tudo em excesso possa trazer problemas, algumas opções são realmente boas. É o caso dos laticínios fermentados.
E eles não são só “bons”… São incríveis! E uma nova pesquisa traz novos dados que confirmam essa afirmação. O estudo, que foi feito por pesquisadores finlandeses, comparou homens que consumiam diferentes quantidades de laticínios fermentados.
E olha que não foi uma pesquisa rápida… Esses hábitos alimentares foram acompanhados por 20 anos! Os 2200 homens foram separados em 4 grupos, de acordo com maior ou menor consumo de laticínios, fermentados ou não.
Durante todo esse tempo, 472 deles tiveram ataques cardíacos. E adivinha em qual grupo estava a maioria deles? Isso mesmo, era os que consumiam menos laticínios fermentados.
E os resultados mostraram que aqueles que consumiam mais fermentados lácteos tiveram 26% menos risco de ter um ataque do coração. É o suficiente para você considerar colocá-los na sua dieta!
Quais são os laticínios fermentados?
Nessa lista de superalimentos que foram analisados na pesquisa estão:
- Queijos
- Iogurte natural
- Kefir
- Sour Milk (leite azedo, fermentado)
E os laticínios que não passam por fermentação?
O mesmo estudo concluiu que aqueles que consumiram laticínios normais em excesso tiveram aumento do risco cardíaco. Mas só mesmo em grandes quantidades, como uma média de quase 1 litro de leite por dia.
E nesse caso, se realmente estamos falando de leite pasteurizado e desnatado, de fato é um grande problema! Esses leites perdem as bactérias benéficas e a gordura boa que fazem bem para nossa saúde, e por isso não são um alimento tão indicado. Leite e queijo crus, quando feitos com as devidas condições sanitárias, são a melhor opção.
Por último, a cereja do bolo: de quebra, a pesquisa concluiu que o consumo de laticínios fermentados com alto teor de gordura, como certos queijos, não aumentou o risco cardíaco. Se você acompanha os artigos aqui do site sabe que isso não me surpreende.
Dia após dia vai caindo o mito das gorduras e seu suposto risco para a saúde cardiovascular. Alimentos fermentados e gordura natural boa são, na verdade, um prato cheio para uma boa saúde. Aproveite essas delícias!
–
Referências bibliográficas:
- Koskinen, T., Virtanen, H., Voutilainen, S., Tuomainen, T., Mursu, J., & Virtanen, J. (n.d.). Intake of fermented and non-fermented dairy products and risk of incident CHD: The Kuopio Ischaemic Heart Disease Risk Factor Study. British Journal of Nutrition, 1-10.
- https://drrondo.com/kefir/
- https://drrondo.com/queijo-cru-ou-pasteurizado-qual-e-o-melhor-para-a-saude-2/
- https://drrondo.com/queijo-faz-bem-para-coracao-longevidade/