Quando aquele cheirinho de canela invade o ar, é impossível ficar com água na boca. Isso porque logo a associamos a diversos alimentos saborosos. Não é por menos: ela é usada como tempero há milênios.
Há duas espécies dessa incrível especiaria: a Ceilão, mais conhecida no Brasil, Índia, Caribe, Madagascar e Sri Lanka; e a Cássia, comum em países do oriente como China, Vietnã e Indonésia.
Mas será que ela é tão boa para sua saúde como dizem por aí? Depois de ler o que vou te falar abaixo, você vai tirar suas próprias conclusões. Ela tem:
- Altas concentrações dos minerais cálcio e manganês
- Cinnamaldehyde, cinnamyl acetate e cinnamyl alcohol, 3 susbtâncias benéficas presentes no óleo de canela que ajudam na coagulação sanguínea.
Mais benefícios da canela
- Redução de glicemia: O uso diário de ½ colher de chá pode ajudar a reduzir a glicemia em mais de 8%
- Melhora do colesterol e emagrecimento.
- Combate e prevenção ao câncer: induz apoptose, a morte de células cancerosas.
- Digestão e cólicas: além de aliviar dores, desconforto gástrico e gases, pode ser um excelente auxílio no combate à cólica menstrual.
- Pesticida: o óleo de canela repele mosquitos naturalmente, sem que você precise usar pesticidas nocivos à saúde.
- Potente antioxidante.
- Combate resfriados: uma infusão feita com canela, sálvia, louro e limão tem ótima ação contra os resfriados. Para ver a receita, clique aqui.
- Garante uma mente brilhante: cheirar ou mastigar goma de canela estimula a atividade do cérebro, a memória e a velocidade motora.
Pronto! Agora você já sabe que essa maravilha não serve apenas como tempero. Ela é muito mais! Seja em pó ou em bastão, guarde sempre a canela em frascos de vidro, em lugar fresco e longe da luz. Isso vai preservar seu frescor por mais tempo. Aproveite e Supersaúde!
Referências bibliográficas:
- Livro Muito Além dos Superalimentos: Mude sua vida com Supernutrientes.
- https://drrondo.com/melhores-alimentos-reduzir-glicemia/
- https://drrondo.com/como-evitar-ser-picado-por-mosquitos-neste-verao/
- https://drrondo.com/nao-deixe-doenca-ser-seu-destino/