Você pode sentir muito nos seus ossos – desde aquela velha intuição te dizendo que algo está errado, até uma tempestade que ainda está a três dias de distância. Mas algo que você não consegue sentir até que seja tarde demais é o afinamento dos seus ossos por causa da osteoporose.
Um dia você está indo bem. No dia seguinte – CRAC! – você está no pronto-socorro com um pulso, ombro ou quadril rachado.
Você sabe como é. Em um instante você se transforma de uma pessoa ativa de terceira idade em um inválido, e a sua vida nunca mais é a mesma. Com a fratura do quadril pode haver aumento do seu risco de morte em até 800% dentro de três meses.
O risco é mais alto em mulheres mais idosas pelo enfraquecimento dos ossos na medida em que o nível de hormônios femininos cai junto com o avanço da idade.
Quando você finalmente ultrapassa a menopausa… quando as ondas de calor se foram, as dores de cabeça cessaram e o seu humor parou de oscilar… e o seu nível hormonal está praticamente zero…
Infelizmente, esta é justamente a hora que você mais precisa de uma boa carga de hormônios – especialmente para a sua saúde óssea.
É por isso que a terapia de reposição hormonal bioidêntica (TRHB) segura e natural pode agir em prol da sua força óssea, onde as doses de cálcio e drogas ósseas simplesmente não conseguem. A TRHB pode restaurar a habilidade do corpo para reconstruir ossos e ajudá-los a serem mais fortes do que nunca.
Um novo estudo investigou o hormônio de crescimento e descobriu que o aumento só deste único hormônio pode gerar ossos mais fortes, menos quedas e menos ossos quebrados.
O estudo incluiu três grupos de mulheres mais idosas:
- um com osteoporose que tomou o hormônio do crescimento;
- um com osteoporose que tomou placebo, e;
- um de mulheres saudáveis que não recebeu tratamento algum.
As mulheres com osteoporose que receberam o hormônio não só se saíram melhor que aquelas que receberam placebo, como também…
Elas se saíram melhor que as mulheres SAUDÁVEIS!
7 anos após o término dos tratamentos com hormônios, as mulheres que passaram por essa reposição viram o seu risco de fraturas ósseas cair 50%, sem efeitos colaterais significantes.
Mesmo as drogas para os ossos não podem prometer uma queda de 50% no risco de fraturas, e elas certamente não podem reduzir o risco com segurança. Algumas das drogas até aumentam o risco de fraturas nos próprios ossos que deveriam estar protegendo!
Nesse meio tempo, as mulheres saudáveis que não foram tratadas viram a sua taxa de fraturas saltar 400% na mesma década.
Como disse antes, você não consegue sentir o afinamento ósseo. Então, a não ser que você faça alguns exames, você nem saberá que está perdendo massa e densidade óssea.
Se você esperar até fraturar um osso, você terá esperado demais.
Tome providências hoje. Isto significa fazer consulta com um médico que sabe testar e tratar todos os hormônios essenciais, incluindo o hormônio do crescimento, hormônio da tiroide, DHEA, estrógeno, testosterona e até a vitamina D (que na verdade é um hormônio). Todos eles desempenham um papel principal na saúde óssea e em muitas outras coisas!
Referências bibliográficas:
- Alter Med Rev. 1996;1(2):60-9
- British Medical Journal 2005;:38331.655347.8F
- American Journal of Public Health: September 2013, Vol. 103, No. 9, pp. 1583-1588.
- Time Magazine July 20, 2013
- J Neurosci. December 2013
- ObstetGynecol 2014;123:202–16