Você já ouviu falar em homocisteína? Sabe do que ela é capaz? Então, é bom que fique atento, pois ela pode ser bem pior do que você possa imaginar. Não seria exagero considerá-la como uma das maiores vilãs que agem contra o seu organismo.
A homocisteína elevada não só inibe o seu bom desempenho cognitivo como também prejudica a sua memória. Quanto maior o excesso desse aminoácido, maior o poder destruidor que ele exerce e maior a ocorrência de demências senis como o temido Alzheimer, além dos riscos de comprometimento dos vasos sanguíneo e possíveis ocorrências de derrames e tromboses.
Por pior que a homocisteína seja, seu diagnóstico e tratamento são extremamente simples. Basta um exame de sangue! Até 10 umol/l o índice de homocisteína na corrente sanguínea é considerada normal. Agora, se for diagnosticado um índice maior, deve ser feito um tratamento com vitaminas B12, B6 e ácido fólico. Esse tratamento também vale em caráter preventivo.
É extremamente importante que você mantenha uma dieta balanceada, rica em alimentos de base animal, e que converse sobre esse assunto com seu médico.
A homocisteína é uma inimiga silenciosa e fatal. Fique atento!