A aplicação de calor ou gelo pode promover alívio de lesões, diminuindo o sofrimento e as dores, mas eles não devem ser usados de forma alternada, como muita gente pensa.
Frequentemente vejo as pessoas confundindo o uso do quente ou frio com o objetivo terapêutico. Muitas vezes, isso pode acabar piorando o problema, ao invés de melhorá-lo. Por isso, hoje vou explicar quando se deve usar o gelo e quando o calor é a melhor opção.
Quando usar o gelo
Terapia com gelo funciona muito bem, se usada após uma agressão aguda.
O gelo funciona para lesões porque estreita os vasos sanguíneos (vasoconstrição), o que ajuda a prevenir o acumulo de sangue no local, promovendo reação inflamatória e edema no período de recuperação.
O segredo no tratamento de lesões é: repouso, gelo, compressão e elevação. Com esta última medida, limita-se o fluxo sanguíneo na área, minimizando o edema. Deve-se aplicar o gelo por 20 minutos e não mais, por risco de congelar a pele, lesando-a. É muito importante proteger o local da aplicação com um pano bem fino, que evite o contato direto entre a pele e o gelo.
Quando usar aquecimento
Para músculos, dor física e esforços excessivos, aplicar calor melhora a circulação na área afetada, o que promove reparação e alívio da dor, enquanto aumenta a flexibilidade. Conforme aumenta o fluxo de sangue, haverá maior aporte de oxigênio e nutrientes ao local afetado, enquanto que os catabólitos (lixo bioquímico) são removidos da área.
O calor funciona bem para dores articulares ou aquecimento pré-treino. Dores crônicas sem presença de edemas também respondem bem ao tratamento com calor, mas lembre-se de proteger a pele do calor com um pano. As sessões devem ser de cerca de 20 minutos por vez.
Banhos de água gelada
O uso de água gelada pode ser útil em termos de saúde. Este procedimento promove aumento de gordura marrom, que promove perda de gorduras e maior geração de energia em comparação à gordura branca. A técnica de imersão em água gelada ou crioterapia é muito usada entre atletas, tanto amadores como profissionais. Ela reduz inflamação e dor após o exercício, além de acelerar o tempo de recuperação.
Mas lembre-se que esses banhos de imersão em água gelada devem respeitar um limite de tempo e temperatura, para que não causem um choque no seu corpo.
Além disso, a exposição à água gelada tem outros benefícios:
- estimular a produção de glutationa, o mais poderoso antioxidante produzido pelo corpo;
- reduzir ácido úrico: sabemos que altos níveis de ácido úrico são normalmente associados à gota, hipertensão arterial e doença renal. Portanto, a sua redução diminui risco de certas doenças.
Condicionamento hipertérmico
Usar altas temperaturas é benéfico na prevenção e reparo de proteínas lesadas. Nesse caso, a sauna é altamente eficaz: você aumenta sua performance atlética e resistência, além de estimular o crescimento de novas células cerebrais.
Resumindo: quando o seu corpo é submetido a uma razoável quantidade de estresse térmico, ele gradualmente se torna aclimatado ao calor, promovendo uma série de mudanças positivas. (Já falei anteriormente sobre os benefícios do uso de sauna e suas vantagens em termos de saúde. Clique aqui para ler.)
Agora você já sabe como tratar corretamente qualquer lesão. Aproveite as dicas e super saúde!
Referências bibliográficas:
- JAMA Internal Medicine February 23, 2015
- Am J Physiol. 1996 Mar;270(3 Pt 2):R525-32.
- New England Journal of Medicine 2009 Apr 9;360(15):1518-25
- Medical News Today May 10, 2015
- J Sci Med Sport. 2007 Aug;10(4):259-62.
- Eur J ApplPhysiolOccup Physiol. 1989;58(5):543-50.