Cada vez mais a meditação vai ganhando adeptos, pois a quantidade de benefícios que ela gera é algo inquestionável e fundamental para nos mantermos com equilíbrio nesse mundo moderno.
Na contramão do que se acreditava, dedicar um tempo para meditar pode realmente mudar a sua vida. Tenha a certeza de que se trata de uma poderosa ferramenta de produtividade e saúde!
Emily Fletcher, autora do livro “Stress Less, Accomplish More: Meditation for Extraordinary Performance”, é professora de meditação com amplo treinamento em meditação védica por mais de 12 anos. Ela declarou em uma entrevista:
“… ouço tantas vezes as pessoas dizerem, ‘Emily, quero meditar, tentei meditar, mas não consigo parar de pensar. Você não entende meu cérebro. É tão louco’. A mente de todo mundo é louca. Temos cerca de 75.000 pensamentos por dia, e o único momento em que o cérebro realmente é plano é quando estamos mortos.
O objetivo da meditação não é impedir sua mente de pensar. O objetivo da meditação é ser uma ferramenta para aliviar o estresse, e a maneira como fazemos isso dessa forma é que excitamos o sistema nervoso que cria a ordem e damos um descanso profundo ao corpo. O corpo quer nos agradecer por isso, e nos agradece dissolvendo nosso estresse”.
Segundo Fletcher,a meditação nos energiza e nos torna mais produtivos, gerando no corpo um descanso de duas a cinco vezes mais profundo que o sono.
Além disso, 20 minutos de meditação vale por uma soneca de 1 hora e meia, sem deixar aquela sensação de ressaca pós-sono tão comum.
Assim você fortalece a conexão entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo, gerando mais criatividade na solução dos problemas, além de aumentar sua produtividade sem gerar mais estresse.
Benefícios da meditação
- memória e atenção aprimorada.
- melhora a qualidade do seu sono, e mesmo dormindo menos tempo, você fica mais descansado.
- velocidade de processamento.
- criatividade.
- combate a perda de volume cerebral relacionada à idade, conservando mais massa cinzenta em todas as regiões do cérebro.
- alivia depressão
- influencia positivamente sua biologia e saúde física.
- tem efeitos anti-inflamatórios, podendo beneficiar pessoas que sofram por exemplo de artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e asma.
- aumento na produção de antioxidantes, atividade da telomerase e estresse oxidativo.
- afeta a expressão gênica, o que pode aumentar a saúde física e a longevidade em geral
- regula e diminui a resposta ao estresse biológico, atenuando o risco e a gravidade de doenças que tem ligação direta com essa condição, como depressão, doenças cardíacas, imunológicas e viróticas.
Em suma, a meditação pode ser vista como uma forma de exercício cerebral que fortalece e mantém a pessoa mais jovem por mais tempo.
Alivia doenças relacionadas ao estresse
- Condições como:
- Pressão alta
- Distúrbios do sono e fadiga
- Dor crônica
- Angústia gastrointestinal e síndrome do intestino irritável
- Dores de cabeça
- Doença de pele
- Problemas respiratórios como enfisema e asma
- Depressão leve e síndrome pré-menstrual (TPM)
Diante disso tudo, imagino que você já deva estar considerando começar a meditar. Se sim, prossiga com esse intuito. Os resultados compensam – e muito!
–
Referências bibliográficas:
- Frontiers in Psychology January 21, 2015
- Reuters February 16, 2015
- GMA News February 17, 2015
- Yogabodynaturals.com
- Eurekalert February 12, 2015
- PLOS One DOI: 10.1371/journal.pone.0002576
- PLOS One DOI: 10.1371/journal.pone.0062817
- Stress Less, Accomplish More: Meditation for Extraordinary Performance. Emily Fletcher. 19, Feb, 2019