Um novo estudo que investigou o efeito dos exercícios abdominais não encontrou mudança significativa na redução da gordura abdominal subcutânea, nem mudanças em outras medidas de composição corporal.
O estudo foi realizado com 24 participantes sedentários, mas saudáveis, divididos em um grupo que se exercitou e outro que não (controle).
O grupo que se exercitou realizou exercícios abdominais durante cinco dias da, por seis semanas. A composição corporal e a resistência da musculatura abdominal foram testadas antes e depois do treinamento.
O que você precisa saber para reduzir a gordura abdominal?
Cerca de 80% da habilidade de reduzir o excesso de peso é determinado pelo o que você come e os outros 20% aos exercícios e outros hábitos de vida. Portanto, é impossível ficar com a barriga firme se sua dieta é baseada em açúcar, frutose e junk food processada, mesmo que você malhe religiosamente.
Você só terá resultados das suas abdominais se reduzir a sua gordura corporal e mudar a sua alimentação, apesar de todo o esforço no exercício.
Para conseguir êxito você precisa:
– reduzir muito ou eliminar a frutose da sua alimentação, pois ela é encontrada na maioria dos alimentos processados, refrigerantes;
– restringir também outros carboidratos como o açúcar e grãos da sua dieta;
– aumentar o uso de gordura boa (manteiga, óleo de coco, carne de gado criado a pasto).
Apesar de tudo isso, a abdominal continua sendo extremamente importante para fortalecer o centro do corpo, melhorar o equilíbrio, postura e criar uma estabilização maior da coluna, vértebras e discos. Isso ajudará na redução de dores lombares e melhorará os movimentos de um modo geral!
Referências bibliográficas:
– Journal of Strength and Conditioning Research July 28, 2011
– Green Med Info
– Annals of Internal Medicine October 5, 2010;153(7):435-41
– Eurekalert June 5, 2011