Essa é uma daquelas pesquisas curiosas e que até parecem brincadeira. Mas é a mais pura realidade! Enquanto só se fala do último filme da franquia Vingadores, da Marvel, um estudo comprova que assistir a certos filmes de super-heróis pode reduzir sintomas de fobia.
As fobias são medos irracionais e incontroláveis que afetam um incontável número de pessoas pelo mundo. E são comuns aquelas relacionadas a animais, insetos, aracnídeos… A lista é grande!
No caso específico dessa pesquisa, feita em Israel, trata-se desses dois últimos: a fobia de formigas e de aranhas. Os pesquisadores colocaram mais de 400 pessoas com essas fobias para assistirem respectivamente aos filmes do Homem Formiga e do Homem Aranha.
Como trata-se de uma fantasia, eles queriam ver como os voluntários iam reagir. E sabe o que houve? Essa “exposição positiva” dos medos, como eles chamaram, simplesmente acarretou uma redução de cerca de 20% nos níveis de sintomas de fobia. É muita coisa!
Será esse um novo e agradável tratamento para fobias?
Os pesquisadores ressaltam que também fizeram testes para saber se o efeito era causado pelo relaxamento, já que se tratava de entretenimento, o que não foi confirmado. O efeito realmente estava ligado à apresentação do objeto da fobia – no caso, aranhas ou formigas – ao contexto específico do filme.
Segundo o Prof. Ben-Ezra, um dos cientistas envolvidos, esses resultados devem ser considerados como uma abordagem futura para o tratamento de fobias. Muitas vezes é difícil para esses pacientes lidarem com seus medos, e a forma leve de abordar é uma saída a se considerar.
A próxima fase do estudo vai analisar se filmes podem também ajudar pessoas com transtorno de estresse pós-traumático. Em um mundo onde o uso de remédios químicos cresce a cada dia, às vezes sem necessidade real, tratamentos criativos como esse são sempre bem-vindos.
Supersaúde e bom filme!
–
Referências bibliográficas:
- “”Spidey can”: Preliminary evidence showing arachnophobia symptom reduction due to Marvel superheroes movies exposure” Yaakov S. Hoffman, Lia Ring, Shani Pitcho-Prelorentzos and Menachem Ben-Ezra. Frontiers in Psychiatry.
- https://drrondo.com/sera-que-assistir-filmes-e-series-faz-bem-para-a-saude/