Enxaqueca… Quem enfrenta o problema, sabe como ela é prejudicial! Além de ser obviamente dolorida e incômoda, é algo que prejudica seu dia a dia. Algumas pessoas precisam até mesmo dar um tempo em suas atividades até que melhorem…
No final deste artigo, vou lhe dar algumas dicas naturais para combater esse mal. Mas, antes, preciso lhe contar que certos alimentos podem melhorar ou piorar sua condição. E quando você faz do alimento seu remédio, sabe que terá uma vida mais equilibrada em todos os sentidos!
Alimentos que ajudam na melhora da sua enxaqueca
- Alimentos ricos em ômega 3 ajudam a controlar o fluxo sanguíneo e diminuir a inflamação. Como exemplo temos castanhas, certas sementes e peixes selvagens, como salmão ou sardinha.
- Vegetais orgânicos frescos, que controlam o fluxo sanguíneo e as funções musculares. Dê preferência àqueles de folhas verde-escuras e algumas frutas – aconselho misturar tudo em deliciosos smoothies verdes.
- Alimentos ricos em magnésio, que também promovem melhor circulação do sangue, como espinafre, acelga, sementes de abóbora, iogurte, kefir, amêndoas, abacate e batata-doce.
- Alimentos ricos em vitamina B, em especial a B12. Entram nessa lista carne de animais criados a pasto, seus laticínios e carne de órgãos. Além disso, certas folhas verde-escuras, castanhas e sementes são boas opções.
Alimentos que podem piorar suas enxaquecas
Grãos e alimentos processados / industrializados são um verdadeiro veneno para sua enxaqueca. O mesmo vale para o excesso de sódio. Para evitar que a pioria dos sintomas, evite:
- Açúcar e grãos refinados.
- Produtos lácteos convencionais, que não sejam orgânicos, além de queijos envelhecidos.
- Peixe em conserva ou curado.
- Pães ou doces feitos com glúten e fermento.
- Vinho tinto e outros tipos de álcool em excesso.
- Chocolate comum, que está cheio de açúcares, gordura ruim e feniletilamina, substância que pode causar alterações no fluxo sanguíneo.
- Algumas pessoas relatam problemas com excesso ou falta de cafeína. Por isso, observe qual sua reação aos cafés e chás.
- Ovos, caso tenha algum tipo de alergia.
- Adoçantes artificiais, como o aspartame.
- Realçadores de sabor e conservantes de alimentos, como MSG.
- Altas quantidades de sódio.
- Carnes processadas, como cachorros-quentes, frios, salame, bacon e presunto.
- Alimentos fritos e fast food, especialmente aqueles feitos com MSG (como macarrões instantâneos).
Dicas para combater sua enxaqueca de forma natural
Caso ainda assim você passe por um episódio desagradável com essa dor, já comentei sobre alguns elementos naturais que você usar a seu favor. Alguns exemplos são:
- Magnésio – promove relaxamento muscular e vascular;
- Ômega 3 – efeito anti-inflamatório que reduz agregação plaquetária;
- Niacina – vasodilatação, melhorando microcirculação;
- Complexo B – inibe crises de enxaqueca;
- Fever few – é efetivo em reduzir a incidência e intensidade das crises de enxaqueca. Tem ação anti-inflamatória e inibe a agregação plaquetária;
- Gengibre – Ingerir uma mistura de 1/4 de colher de chá de gengibre em pó em 1 copo d’água demonstra eficácia contra os sintomas;
- Sexo – Um estudo descobriu que 60% das pessoas que sofrem de enxaqueca encontram alívio quando fazem sexo durante seus episódios. A maioria se beneficiou de pelo menos alívio moderado da dor, e muitos disseram que alcançaram o alívio completo.
Então, fica a dica! Opte por medidas naturais. Elas podem lhe ajudar sem efeitos colaterais dos remédios convencionais. Aproveite e diga adeus a essa dor!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/enxaqueca-diga-adeus-essa-dor/
- https://drrondo.com/enxaqueca-reducao-da-dor-de-forma-surpreendente/
- https://drrondo.com/enxaquecas-causas-como-tratar/
- https://drrondo.com/perder-peso-pode-reduzir-sua-enxaqueca/
- The Endocrine Society. “For migraine sufferers with obesity, losing weight can decrease headaches.” ScienceDaily. ScienceDaily, 23 March 2019.