Nos últimos tempo muito se tem falado sobre preservação ambiental e o cuidado com o planeta em que vivemos. Segundo esse tipo de pensamento, uma nova forma de ver a natureza, voltando às origens e nos conectando com ela surge como uma solução para os problemas que enfrentamos atualmente.
Além disso, o que diversas pesquisas têm mostrado é que essa busca pode também fazer bem para a nossa saúde. Um novo estudo, conduzido por universidades britânicas e publicado no Journal of Environmental Psychology, avaliou quais as consequências de um maior contato das pessoas com a natureza.
Eles concluíram que aqueles que tinham acesso a espaços verdes se sentiam psicologicamente mais conectados ao mundo natural. Eles também relataram ter maior sensação de bem-estar, tanto físico quanto mental.
Trata-se de algo que pesquisas anteriores já demonstraram, em diversos cenários. A novidade desse estudo, entretanto, está relacionada aos bons hábitos ecológicos.
Também se observou que indivíduos que visitam espaços naturais semanalmente ou se sentem mais conectados à natureza modificam sua relação com o meio ambiente. Eles estão mais propensos a realizarem reciclagem ou se engajarem em outras atividades de preservação. Interessante, não é mesmo?
Conectar-se com a natureza: uma solução para vários problemas
Como comentei, não é a primeira vez que a ciência confirma os benefícios de um contato mais direto com o ambiente natural. Já foi mostrado que:
- Pessoas que passam pelo menos 120 minutos semanais em meio à natureza são mais propensas a ter boa saúde e maior bem-estar psicológico do que aquelas que não visitam a natureza ou o fazem por menos tempo que isso.
- Odores naturais, como das árvores e flores, induz nosso corpo a reduzir os níveis de estresse e irritação.
- Crianças que crescem perto da natureza se tornam adultos com melhor saúde mental.
- Pessoas que tinham contato com a natureza por pelo menos 20 minutos por dia relatam ter muito mais vitalidade para suas tarefas diárias.
Por fim, vale sempre lembrar: leve a natureza também para o seu prato! Deixe de lado as comidas industrializadas e opte pelo mais natural possível. O melhor para você são gorduras de animais criados a pasto, proteínas em moderação e vegetais folhosos em abundância. É a forma como nossos ancestrais se alimentavam, a mais certa para nós. Confira um pouco mais sobre a dieta keto clicando aqui e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Journal of Environmental Psychology. Volume 68, April 2020, 101389.
- Scientific Reports, 2019; 9 (1)
- Environment International, Volume 129, August 2019, Pages 105-117..
- Journal of Environmental Psychology. Volume 30, Issue 2, June 2010, Pages 159-168
- Nature Boosts Self-Evaluation of Vitality. Scientific American. 8. Jun. 2010
- Natural Vitality. Healt Central. June. 2010.
- https://drrondo.com/quer-se-sentir-bem-e-saudavel-que-tal-2-horas-semanais-na-natureza/
- https://drrondo.com/criancas-que-crescem-perto-da-natureza-se-tornam-adultos-com-melhor-saude-mental/
- https://drrondo.com/odores-da-natureza-reduzem-estresse-e-risco-de-cancer/