Já falamos aqui, em outras ocasiões, sobre alguns hábitos que devemos adotar se quisermos ter uma noite de sono tranquila. Mas, o que fazer quando nem mesmo essas dicas são capazes de fazer com que cheguemos ao sono dos justos?
É nesse momento que entramos naquele ciclo de ficarmos ansiosos por não conseguir dormir e não conseguir dormir porque estamos ansiosos. Chega a ser frustrante e até mesmo desesperador!
Que tal então experimentar técnicas um pouco mais profundas, mas extremamente relaxantes e capazes de abrir as portas para uma noite de sono revigorante?
Mas antes, vamos tentar entender as razões que acabam fazendo com que você não consiga dormir à noite.
De acordo com a doutora Wendy Troxel, psicóloca clínica e especialista em Medicina do Sono Comportamental, muitas pessoas acham que têm dificuldade para “desligar” o cérebro à noite. A doutora explica que isso acontecem em razão de pensamentos acelerados, preocupações ou até mesmo o estresse do dia a dia.
O atraso para adormecer também está ligado ao fato de que passamos muitas horas na frente das telas e/ou consumimos cafeína demais perto da hora de ir para a cama. E, além disso, não ter um horário de sono regular, também pode dificultar esse processo, pois o cérebro não consegue identificar quando é hora de relaxar.
Agora que você já sabe disso, que tal acrescentar algumas técnicas comuns de sono à sua rotina?
Uma delas são os exercícios de respiração, sendo o mais fácil e eficaz conhecido como respiração abdominal. Nesse exercício você deve deitar-se, colocar um livro na parte inferior do abdômen, inspirar pelo nariz e expirar lentamente pela boca. Observe a movimentação do livro a cada respiração. Você vai perceber o quanto essa respiração é muito mais oxigenada e calmante, o que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.
Você também pode optar pelo relaxamento muscular progressivo, uma estratégia para reduzir a ansiedade e aumentar o relaxamento. Ela traz uma maior consciência para áreas do seu corpo onde você está mantendo a tensão sem nem perceber.
Para isso, contraia e relaxe seus músculos por cerca de 10 segundos e veja a mágica acontecer.
E você já ouviu falar em visualização? Essa é uma outra técnica muito utilizada, especialmente por pessoas que são muito visuais. Por meio dessa técnica, você pode criar uma cena ou imaginar algo na sua mente. A visualização é tida como uma técnica desafiadora, pois requer uma maior capacidade de evitar que a sua mente divague. Ao focar em uma imagem ou em uma palavra, vamos permitindo que a nossa mente afaste os pensamentos que nos distraem.
Agora me conte… você já conhecia alguma dessas técnicas? Se não, que tal incorporá-las à sua rotina de sono e conseguir alcançar aquele sono tão almejado?
Veja que estamos falando de técnicas simples e que dependem só de você! Então, aproveite e durma tranquilo… assim você terá uma supersaúde!
Referências Bibliográficas
“Relaxation techniques for insomnia,” Harvard Health Publishing, Harvard Medical School, https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/relaxation-techniques-for-insomnia
“The efficacy of relaxation techniques in treating anxiety disorders: a meta-analysis,” Journal of Anxiety Disorders, Hoge EA, Bui E, Marques L, et al. 2018, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5843960/
“The effects of diaphragmatic breathing on attention, negative affect and stress in healthy adults,” Frontiers in Psychology, Ma X, Yue ZQ, Gong ZQ, et al. 2017, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5455070/
“The effects of progressive muscle relaxation and autogenic training on anxiety and somatic complaints in chronic obstructive pulmonary disease patients,” Applied Nursing Research, Zengin N, Ustun B, Büyükkaya D, et al. 2020, https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32620548/
“The effects of visualisation and guided imagery techniques on sleep quality: a systematic review,” Sleep and Breathing, Schlarb AA, Liddle CC, Hautzinger M. 2017, https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5242194/