A escarola, também chamada em muitos lugares de chicória, é nativa da Ásia e da Europa, posteriormente vindo a ser cultivada no mundo todo. Por milênios foi usada não só como alimento, mas também como remédio.
Ela é uma planta rica em vitamina A: a cada 100g de escarola, você vai encontrar mais de 40% do valor diário dessa vitamina necessário para um bom funcionamento do organismo.
Também contém muita vitamina C, atuante na prevenção e tratamento de gripes e resfriados. Quanto aos minerais, contém manganês, potássio e fósforo, todos importantíssimos para sua saúde de forma geral.
Escarola e digestão
A escarola possui uma boa quantidade de fibras e um nutriente muito importante, o inulin, que estimula a atividade probiótica. Isso significa que é um bom alimento e uma força a mais para as bactérias boas dos seus intestinos.
Como você deve saber, ter as bactérias certas é sua primeira linha de defesa contra doenças, principalmente a inflamação silenciosa, causadora de boa parte dos problemas do mundo moderno.
Ter uma boa flora intestinal também auxilia no emagrecimento e combate à diabetes.
Imunidade e redução do risco cardiovascular
Se você quer evitar problemas cardiovasculares, a escarola é uma boa opção. Devido aos seus carotenóides, ela combate os radicais livres, protegendo as células do seu corpo dessas ações indesejáveis.
Também conta com a ação do betacaroteno, um antioxidante potente que vai auxiliar seu sistema imunológico a te proteger dos agressores externos. Além disso, possui propriedades diuréticas.
Colocar a escarola na sua alimentação é uma ótima ideia se você quer ter uma Supersaúde. Aproveite essa maravilha verde! Ela vai te surpreender!
–
Referências bibliográficas:
- Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes. Dr. Wilson Rondó Jr.
- https://drrondo.com/bacterias-boas-aliadas-saude/