Em tempos de Covid-19, nunca estivemos tão preocupados com os vírus. Embora devamos evitar o pânico, que pode até mesmo piorar as reações do nosso sistema imunológico, é preciso sim seguir as recomendações dos órgãos de saúde e pensar em prevenção.
Na verdade, isso deveria ser feito sempre, e não somente em tempos de crise. Existem centenas de vírus diferentes, que se replicam dentro de células de outros seres vivos, sejam eles humanos, animais, plantas e até outros micro-organismos. É nesse processo que eles causam as doenças.
Felizmente, a natureza sempre busca um equilíbrio, e se os vírus estão à solta, há também elementos naturais que os combatem. Basta saber quais são e como usá-los a seu favor. Algumas ervas e plantas, por exemplo, garantem esse suporte necessário e podem fortalecer seu corpo nesse combate, tanto no caso do Covid-19 quanto de outras doenças causadas por vírus.
Quais as melhores ervas para o sistema imunológico?
A ação das ervas antivirais é direta no seu organismo. Elas o ajudam a combater esses invasores minúsculos e garantem também outros benefícios como suporte cardiovascular, digestivo e anti-inflamatório. Confira alguns exemplos:
1 – Calêndula
A calêndula é usada desde o século XII para fins medicinais, mas a medicina atual tem confirmado muitos potenciais da planta. Ela está cheia de flavonoides, antioxidantes que protegem as células de radicais livres, vírus, bactérias e outros patógenos. Estudos recentes demonstram que ela é capaz de combater infeções sem efeitos colaterais.
2 – Orégano
É isso mesmo, o orégano não apenas uma erva para ser colocada na pizza… Ele é ótimo para seu sistema imunológico! Sua forma mais ativa, no caso, é o óleo essencial de orégano, rico em carvacrol e timol, duas substâncias com potente efeito antiviral e antifúngico.
3 – Raiz de alcaçuz
Estudos recentes têm demonstrado que a raiz de alcaçuz possui efeitos antivirais, antioxidantes e de estímulo ao sistema imunológico. Ela é também tradicionalmente conhecida como tratamento natural para tosse, dor de garganta e dores.
4 – Raiz de astrágalo
Usada há séculos na medicina tradicional chinesa, a raiz de astrágalo também tem propriedades antivirais, antibacterianas e de combate a inflamação. As pesquisas apontam efetividade contra diversos tipos de vírus, inibindo seu crescimento e ativando a imunidade de forma geral.
5 – Equinácea
Considerada um dos mais potentes antivirais naturais existentes, a equinácea possui um princípio ativo chamando equinaceína, que inibe bactérias e vírus de penetrar nas células, reduzindo o risco de infecção. As evidências científicas indicam ainda outros benefícios, como alívio de dores, inflamações, problemas de pele e nas vias respiratórias.
6 – Cats claw (unha de gato)
A casca e a raiz dessa planta é usada pelos nativos da floresta amazônica há séculos. É conhecida por seus poderes anti-inflamatórios e, mais recentemente, por combater os radicais livres. No entanto, nem todos sabem que ela também possui efeitos antivirais, antifúngicos e antibacterianos. As pesquisas mostram resultados contra vírus causadores da herpes, e há também estudos sobre seu potencial para auxílio no tratamento do HIV.
7 – Endro
Assim como no caso do orégano, o óleo essencial de endro possui efeitos concentrados contra micro-organismos nocivos. A responsável por isso é uma substância chamada carvona, muito presente nessa erva.
Em geral, a melhor forma de utilização de certas ervas é por meio de chás e infusões. Já nos casos de óleos essenciais, usar difusores de aroma ou adicioná-lo ao vapor e água do banho é uma boa opção. Mas antes de qualquer medida, converse com um profissional de saúde habituado a esse tipo de tratamento natural. Ele poderá lhe indicar como fazer e quais as doses adequadas ao seu caso. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/6-usos-fantasticos-do-oleo-essencial-de-oregano/
- https://drrondo.com/6-dicas-que-ninguem-te-conta-para-recuperar-a-suavidade-da-pele/
- https://drrondo.com/as-mil-e-uma-utilidades-do-oleo-essencial-de-endro/
- Bing Du Xue Bao. 2013 Nov;29(6):673-9.
- Food Chemistry. Volume 122, Issue 3, 1 October 2010, Pages 508-517
- Chin Med Sci J. 1995 Sep;10(3):146-50.
- Di Yi Jun Yi Da Xue Xue Bao. 2004 Jan;24(1):57-8.
- Evid Based Complement Alternat Med. 2005;2(3):309–314.