Esqueça tudo que sempre ouviu sobre a contagem de calorias para queimar a gordura. Sabe por quê?
Porque não funciona!
Se você já experimentou fazer restrição às calorias no passado e isto não deu resultados, você não está sozinho.
Contar calorias é algo irritante, poucas pessoas se prontificam a começar, e menos ainda vão dar continuidade a longo prazo.
Tenha isso em mente a próxima vez que alguém tentar te dizer que queimar gordura é uma simples questão de reduzir o seu consumo de calorias.
Mas você não precisa ficar desaminado, pois há uma solução mais simples e eficiente, e além do que, saudável para ajudá-lo.
Diga não ao carboidrato
Procure consumir carboidrato a “nível virtual zero”, mais especificamente, mantenha-os bem baixos, e se uma referência de gramas/dia lhe ajuda nessa ação, limite-se a no máximo 60 gramas por dia.
Com isso, você terá o melhor método de ativar ao máximo o seu interruptor de queima de gorduras. Mais que isso, só a lipoaspiração!
A ciência já demonstrou como você pode perder peso sem restrição calórica alguma. Ou seja, você pode comer até ficar satisfeito (contanto que você não esteja se empanturrando) e estará queimando gorduras.
Um estudo da Universidade de Cincinnati e do Children’s Hospital Medical Center mostrou como perder o máximo do peso e gordura sem esforço, e com muitos benefícios associados como:
- Regularização do apetite e saciedade
- Sem altos e baixos de glicemia que levam à fome e às vontades intensas
- Foco e clareza mental incrementados
- Mais energia e lucidez
- Níveis mais baixos de glicemia e insulina
- Aumento do HDL Colesterol (“bom”)
- Redução de Triglicérides
- Melhora de desempenho atlético
- Redução de inflamação silenciosa, diminuindo o risco de doenças como: diabetes, doença cardiovascular e câncer
- Maior proteção contra Doença de Alzheimer e Parkinson
- Inibição de convulsões
Como essa dieta age
Na ausência de carboidratos como combustível, o seu corpo começa a metabolizar as gorduras, gerando cetonas, as quais serão usadas para fabricar moléculas de energia, conhecidas trifosfato adenosina (ATP). A queima de gordura que se transforma no seu combustível.
Por outro lado, isso só ocorre quando não houver mais glicose suficiente para os seus músculos, fígado e sangue para fornecer energia fácil
Então, para atingir a queima “em alta velocidade”, você deve fazer duas coisas:
- Carboidrato virtualmente zero (não comer mais que 60 gramas de carboidratos por dia).
- Aguentar o processo de ajuste bioquímico dessa mudança. Lembre-se que você vinha funcionando com a geração de energia em cima de carboidratos, e agora mudará para geração de energia baseada nas gorduras. Isso leva cerca de 2 semanas, mas tenha ciência que passará neste período situações transitórias vai ter que resistir a elas, como:
- Constipação e/ou diarreia (caso passe a usar óleo de coco, respeite a sua resposta individual de reação. Ele pode ter um efeito laxante, então comece com quantidades pequenas!)
- Fadiga e dores de cabeça
- Cãibras musculares devido à perda de água (ingerir mais sal, caldo de ossos, e suplementar magnésio, podem ser úteis neste momento)
- Ingerir bastante água, pois nesta fase pode ter um risco aumentado da formação de cálculos renais
Se alimente estritamente de carne de preferência de animais criados a pasto e vegetais orgânicos, além de gorduras saturadas boas (óleo de coco, óleo de oliva, laticínios integrais, ovos, amêndoas).
Passando essa fase, com certeza você conseguiu otimizar ao máximo a sua energia e sua queima de gordura. É isso o que realmente vai funcionar, e não a contagem sem sentido de calorias!
Referências bibliográficas:
- Journal of Medicinal Food 2011 Jul-Aug;14(7-8):677-80
- Nutrition and Metabolism 2005 Dec 16;2:35
- Nutritional Metabolism August 2009;10(6):31
- Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
- Livro Óleo de coco: a gordura que pode salvar sua vida. Editora Gaia