O louro, ou mais especialmente suas folhas, são uma presença marcante no sabor dos pratos brasileiros. Muitos utilizam esse tempero no feijão, garantindo aroma e gosto especiais. Mas também vai bem com caldos, carnes, em marinadas e outros pratos – dependendo da imaginação do cozinheiro…
Mas será que ele traz alguns benefícios para a saúde? Bom, para me adiantar, já vou logo dizendo que sim! E quando você souber quais são eles, não vai mais deixar essas folhas de lado!
Louro e gorduras
Na medicina popular, muitos acreditam que o louro ajuda na digestão das gorduras. E eles não deixam de ter razão. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition analisou pessoas que consumiram 1 a 3 gramas de louro por dia.
Depois de um mês, foram testadas suas taxas de colesterol ruim e triglicérides. O resultado foi que aqueles que utilizaram o tempero na forma indicada pelos pesquisadores tiveram redução entre 30 e 40% no colesterol ruim e números similares no caso do triglicérides.
Mas não é só isso. Além desse colesterol ruim diminui, o chamado “bom colesterol” aumentou seus níveis entre 20 e 29%. De fato, algo bem considerável!
Diabetes
A mesma pesquisa identificou um potencial benefício do louro para os diabéticos. A medição da glicose dos voluntários que participaram do estudo também diminuiu. No mesmo período de um mês, as medições diminuíram entre 21 e 26%!
Propriedades das folhas de louro
O sabor e o aroma do louro são o resultado de sua grande concentração de óleo essenciais. O eugenol, por exemplo, um dos mais presentes no tempero, é conhecido por suas propriedades anti-infamatórias, analgésicas e anticâncer;
Além disso, contém linalool, limoneno, pireno, entre outros, com várias utilidades para a saúde – de ação antimicrobiana ao alívio de dores. Tudo isso também ajuda a explicar os resultados encontrados pelas pesquisas.
Dentre as vitaminas e minerais, contêm ainda:
- Uma enorme quantidade de ferro;
- Alta concentração de manganês;
- Alta concentração de vitamina A;
- Bastante vitamina C;
- Boa quantidade de cálcio.
Como não é indicado para ser ingerido e apenas usado para dar sabor aos alimentos, consumimos apenas parte disso. Portanto, não quer dizer que você vai obter essas vitaminas e minerais somente do louro…
Mas ao ser usado em seus pratos, além de deixá-los mais saborosos, essas substâncias serão potencializadas. E junto com os óleos essenciais naturais deste incrível tempero, o que temos é um verdadeiro elixir para uma Supersaúde. Aproveite!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/oleos-essenciais/
- Revista Saúde. 7 fev 2017.
- Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, 2009, Volume 44, Issue 1, Pages 52-56.
- Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, Vol. 43, January-March 2007
- J. Nat Prod. 2011; 74(2):pp 228-233