Dormiu Mal? O Café Nem Sempre pode Ajudar…

Talvez você já tenha passado por uma situação dessas…

Depois daquela noite mal dormida, seja por qualquer motivo, o dia se arrasta e as tarefas ficam cada vez mais difíceis.

Como seu cérebro não conseguiu descansar o suficiente, o sono e o cansaço atacam a todo o momento. Mas a rotina continua lá, e suas tarefas também…

E aí, o que fazer? Boa parte das pessoas apelam para o café em busca de um pouco mais de atenção e energia.

Mas será que ele realmente pode ajudar nesses casos?

Segundo uma nova pesquisa, a reposta é…

Depende!

Estranho, não é mesmo? Bom, vamos entender melhor do que se trata…

A verdade sobre café e privação do sono

Pesquisadores do Laboratório de Sono e Aprendizagem da Michigan State University, nos Estados Unidos, analisaram mais de 275 voluntários para tentar entender melhor se a cafeína pode de fato neutralizar os efeitos negativos da privação de sono na cognição.

Os participantes que dormiram mal passaram por tarefas que mediam seus níveis de atenção, além fazerem um teste mais desafiador, que exigia várias etapas para ser concluído.

A primeira coisa que eles descobriram foi algo bastante óbvio…

Dormir mal deixou ambas as tarefas mais difíceis de serem concluídas, devido à falta de atenção dos indivíduos.

E quando eles usaram cafeína, encontrou-se 2 respostas interessantes:

1 – Para as tarefas mais fáceis, a cafeína realmente ajudou as pessoas a manter mais energia e atenção.

2 – Porém, o efeito da bebida ia só até certo ponto. Nas tarefas mais complexas, a mente em privação do sono não teve resultados tão bons.

As palavras da professora Kimberly Fenn, autora do estudo, resumem bem os achados:

A cafeína pode melhorar a capacidade de ficar acordado e realizar uma tarefa, mas não faz muito para prevenir o tipo de erros de procedimento que podem causar coisas como erros médicos e acidentes de carro.

A cafeína aumenta a energia, reduz a sonolência e pode até melhorar o humor, mas absolutamente não substitui uma noite inteira de sono.”

Priorize o seu sono!

A conclusão do estudo é simples… O café pode até ajudar, mas é só um paliativo e não deixa sua mente tão plena para tarefas complexas.

Ou seja, nada substitui uma boa noite de sono! Se você está tendo dificuldades para conseguir dormir, veja algumas dicas que podem ajudar:

1 – Durma o tempo adequado, de 7 a 9 horas por noite.

2 – Durma no escuro, pois luzes no ambiente, como TV ou celular, interferem na sua produção de melatonina, o hormônio do sono.

3 – Certas vitaminas e minerais são muito importantes para dormir bem. A vitamina D, por exemplo, ajuda a aumentar as concentrações cerebrais de serotonina, que é um precursor da melatonina. Já o magnésio promove relaxamento.

4 – Cuidado com a cafeína. Ela pode ajudar um pouco durante o dia, mas em excesso pode prejudicar o sono de pessoas mais sensíveis.

5 – Use alimentos que promovem bom sono, como o brodo de frango. Ele contém boas concentrações de glicina, uma substância que segundo estudos ajuda a dormir melhor. Clique aqui para ver a receita.

Então, não deixe seu sono de lado.

Ele é prioritário para uma Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >